Hidrofobia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Hidrofobia (do grego Yδωρ, hydor, "água"; e φόβος, phobos, "medo") é o medo doentio de água ou líquidos. Sua causa pode ser psiquiátrica ou virótica. Quando ocorre na forma virótica é também conhecida como raiva (doença).

Fobia[editar | editar código-fonte]

Para a Psiquiatria a hidrofobia designa o medo doentio da água ou da natação. É comum a forma moderada, que consiste no medo de águas profundas (em geral associada ao medo de afogamento), e não como uma aversão à água, como substância em si.

Neste sentido, o termo correto seria Aquafobia, mas o uso consagrado do vocábulo hidrofobia tornou-o efetivamente no mais utilizado para designar o medo de água.

Causas[editar | editar código-fonte]

Outra causa da hidrofobia é algum trauma, geralmente infantil, com líquidos. A hidrofobia é medo da água em si, mas aquafobia seria de ficar imerso no ambiente aquático, é o medo do afogamento. Contudo, a maioria dos hidrófobos não sabe nadar, logo, aprender a nadar ajudaria a dissipar o medo.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Na Turma da Mônica, pode-se observar que o personagem Cascão desenvolveu hidrofobia desde o nascimento, embora que em revistas antigas, ele tomou banho.

Química[editar | editar código-fonte]

O termo hidrofobia, na Química, designa uma qualidade molecular em contato com a água. Como exemplo podemos citar solventes orgânicos de longa cadeia carbônica em contato com a água, eles são ditos então hidrofóbicos ou imiscíveis. Grau de hidrofobia: Hidrofobicidade. Geralmente substâncias hidrofóbicas geram misturas heterogêneas, como por exemplo a água e o óleo. Em outro exemplo, pode-se citar também os sabões, que possuem uma cauda hidrofóbica e uma ponta hidrofílica

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre fobias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.