Estacionamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estacionamento aberto
Estacionamento coberto de um shopping center

Estacionamento é o nome dado à área do terreno de um hospital, centro comercial, estádio - ou qualquer outra estrutura - onde os motoristas podem estacionar seu carro em uma área demarcada (chamada de vaga). Há estacionamentos abertos e fechados (que são geralmente no subsolo da construção).

Diferentemente das garagens, os estacionamentos são construídos para o uso temporário das vagas (normalmente, durante o período em que o usuário trabalha ou circula pela região), e não permanente, apesar de que em muitos lugares, como em prédios de escritórios, algumas pessoas estacionam sempre em uma mesma vaga reservada. Apesar de existirem locais que não cobram pelo serviço, geralmente é cobrada uma taxa pelo aluguel da vaga, que é pago pelo valor correspondente ao número de horas que o veículo ficou estacionado.

Além dos estacionamentos como os de hospitais e clubes, que pertencem à própria estrutura, existem os estacionamentos independentes, que são estabelecimentos comerciais que têm muitas vezes como único serviço o aluguel de vagas. Em alguns destes, além do pagamento pelo número de horas( horista ou avulso), também é possível pagar o uso por mês(mensalidade), que concede ao cliente o direito de deixar o carro estacionado quando for necessário por um periodo de 30 dias (mês).

Em alguns países, os donos dos estabelecimentos são obrigados por lei a reservar uma porcentagem de vagas para motoristas que apresentam deficiências físicas.

Dimensões[editar | editar código-fonte]

Não há uma regra que especifique as dimensões das vagas de estacionamento já que podem variar de acordo com o espaço e o tipo de veículo que comporta, contudo existem algumas recomendações.

Em estacionamentos para veículos de passeio onde se param carros uns atrás dos outros recomenda-se um espaço mínimo de 5,80 m de comprimento por 2,20 m de largura em cada vaga. Onde se param carros emparelhados recomenda-se um espaço mínimo de 5,30 m de comprimento por 2,30 m de largura.

Zona Azul[editar | editar código-fonte]

Zona Azul ou Área Azul é uma modalidade de estacionamento, utilizado em grandes cidades brasileiras para incentivar a rotatividade de vagas.1 Regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro e por leis municipais, na maioria das cidades funciona em três categorias: "uma hora", "duas horas" e "carga e descarga". Limitando o tempo de estacionamento é possível estimular a rotatividade de veículos e o aumento de vagas.

Variantes da mesma ideia, com outros nomes, existem em várias cidades. Brasília por exemplo já teve o Vaga Fácil, de 2003,2 que não durou muito devido a dificuldades de divulgação e de planejamento, enquanto que Curitiba tem o EstaR, Estacionamento Regulamentado.

Apesar de utilizarem vias públicas as áreas de zona azul em sua maioria oferecem seguro para danos ou roubo do veículo.3

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estacionamento

Referências