Estrela de movimento próprio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Astronomia.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Estrela de movimento próprio é uma estrela que muda de posição no céu (mudança na direção na qual vemos, em oposição a velocidade radial), depois de eliminados os movimentos aparentes.

Introdução[editar | editar código-fonte]

Numa primeira analise , a estrela parece estar fixa no céu, em relação as outras estrelas. Uma observação mais cuidadosa revelará que as estrelas mudam lentamente de posição e que cada estrela possui seu próprio movimento.

Este movimento é devido ao verdadeiro movimento das estrelas em relação ao Sol e ao sistema solar através do espaço. Este movimento é medido em duas quantidades. Movimento angular e o próprio movimento.

A primeira quantidade indica para qual direção a esfera celeste gira, e a segunda quantidade fornece a magnitude do movimento, segundo de arco por ano.

História[editar | editar código-fonte]

O movimento das estrelas foi pela primeira vez descoberto por Edmund Halley em 1718, quando relatou que na constelação Sirius, as estrelas Arcturus e Aldebaran haviam se movido meio grau, desde a medição efetuada pelo astrônomo da antiguidade Hipparchus ou Hiparco, cerca de 1850 anos antes.

As seguintes estrelas apresentam grande movimento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]