Externato Capitão Santiago de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Externato Capitão Santiago de Carvalho
Externato Capitão Santiago de Carvalho
Brasão do colégio
Informação
Localização Alpedrinha, Fundão
Abertura 1968
Lema Instruir para Construir
Diretor(a) António Santiago
Página oficial
ext-cap-santiagodecarvalho.com

O Externato Capitão Santiago de Carvalho ou ECSC, é um estabelecimento de ensino privado mas gratuito, com contrato de associação com o Ministério da Educação. Sediado na vila de Alpedrinha, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, fica situado dentro do tecido urbano da vila, na vertente da Serra da Gardunha virada a Sul.

A sua localização transforma-o num esplêndido miradouro sobre a região, de onde provêm os seus alunos, para além de constituir um espaço geográfico e humano privilegiado no que toca à abertura a novos horizontes do conhecimento e da experiência.

Funciona em regime de externato, e aborda a níveis de ensino desde o 5º ao 9º ano de escolaridade.

Escola multicultural integra alunos de diversas localidades situadas a sul da serra da Gardunha nomeadamente, Alpedrinha, Vale de Prazeres, Mata da Rainha, Orca, Lardosa, Soalheira, Louriçal do Campo, Póvoa de Atalaia, Atalaia do Campo e Castelo Novo.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A criação do Externato Capitão Santiago de Carvalho resultou da iniciativa de dois sacerdotes e três professores do ensino primário, norteados pela prestação de um serviço à comunidade.

No ano de 1964 foi enviado ao ministério da educação o primeiro pedido de autorização, que no ano seguinte foi indeferido com o argumento de que o estabelecimento de ensino mais próximo ficava a 12 km, no Fundão, pelo que não se justificava.

Inicialmente foi criado na Póvoa da Atalaia, em regime de ensino doméstico, e posteriormente transferido para Alpedrinha no ano de 1968.

Em 1970 foi concedida a primeira autorização provisória de funcionamento e adquirido o edifício onde ainda hoje funcionam a Direcção, os serviços administrativos e algumas salas de aula. O paralelismo pedagógico e económico foi concedido, provisoriamente, em 1973 e o alvará definitivo em 1981, pelo então Ministro da Educação e Ciência, Dr. José Hermano Saraiva. O chefe de gabinete, Dr. João Falcato, por proposta do Rev.mo Padre José Carvalho Santiago, aceitou a designação de "Externato Capitão Santiago de Carvalho", em homenagem a seu irmão, herói nacional que, com grande coragem e sentido de dever, pereceu em combate no dia 18 de Dezembro de 1961, aquando da invasão de Damão, na Índia.

Em 1995 foi constituída uma sociedade por quotas com a designação Externato Capitão Santiago de Carvalho e Irmãos Lda., que substituiu a empresa em nome individual, Externato Capitão Santiago de Carvalho, nesse mesmo ano deu-se pela primeira vez, o inicio do ensino secundário regular, que se manteve em funcionamento durante cerca de vinte anos. O colégio tem-se expandido para terrenos anexos e, em 1998, foi inaugurado o último edifício com mais seis salas, uma Biblioteca, um Centro de Recursos com videoteca, os laboratórios de Química e Biologia e uma cantina.

Escola particular com ideário próprio, o Externato Capitão Santiago de Carvalho, visa “Instruir para Construir “ numa perspetiva humanista, fundamentada de valores cristãos, revelando responsabilidade na educação dos seus alunos, o que tem vindo a acontecer á mais de três décadas..[2]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.