Extrusão de alimentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde agosto de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Extrusão de alimentos é uma forma de extrusão utilizada no processamento de alimentos. É um processo pelo qual um conjunto de ingredientes misturados são forçados através de uma abertura numa placa perfurada ou troquel com um desenho específico para o alimento, e é então cortada para um tamanho específico por lâminas. A máquina que força a mistura através da fieira é uma extrusora, e a mistura é conhecida como o extrudado. A extrusora consiste num eixo de grande força de rotação montado dentro de um tambor estacionário, ao fim do qual está o troquel.[1]

A extrusão permite a produção em massa de alimentos através de um sistema contínuo, eficiente, que assegura a uniformidade do produto final. Os produtos alimentares fabricados por extrusão têm geralmente um elevado teor de amido. Estes incluem algumas massas, pães (croutons, varas de pão e pães chatos), muitos cereais de desjejum e lanches prontos, produtos de confeitaria, pré-fabricados massa de biscoito, alguns alimentos para bebês, proteína de soja, proteína vegetal texturizada, alguns bebidas e ração para animais.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Harper, J.M.. (1978). "Food extrusion". Critical Reviews in Food Science and Nutrition 11 (2): 155–215. PMID 378548.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.