Fórmula estrutural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde setembro de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Quando se fala em fórmula estrutural, refere-se à disposição dos átomos para formar uma substância. Logo, assim como é necessário manter uma mesma proporção no número de átomos para formar uma substância idêntica a outra (por exemplo, o caso da água normal e da água oxigenada, em que ambas são formadas pelos mesmos elementos, mas são diferentes pois no caso da água oxigenada há um átomo a mais de oxigénio) é necessário que os átomos (mesmo sendo iguais) sejam arranjados numa forma específica no espaço. Diferenças na disposição dos átomos de carbono são o que diferenciam o diamante da grafite, por exemplo.

A fórmula estrutural de uma substância é, portanto, a forma como átomos se ligam entre si como quando eles se ligam em formato de cristal (sal, diamante, etc...) ou quando eles têm ligação dupla ( O=O ), ou ainda uma ligação simples ( O-O )

Tipos de Fórmula Estrutural[editar | editar código-fonte]

Completa[editar | editar código-fonte]

Apresenta todos os átomos do composto e suas ligações.

FormEstrCompl.JPG

Condensada[editar | editar código-fonte]

Não ocupa tanto espaço quanto a completa, e apresenta cada carbono e os átomos ligados a eles.

Propanona (Dimetil Cetona ou Acetona) (CH3CH2CHO) Propanal (Propaldeído) (H3C-CH2C-CO-CH3)

Condensada Linear[editar | editar código-fonte]

Apresenta linhas, nos quais os carbonos e os hidrogênios ligados a eles ficam subentendidos. Cada extremidade da linha é um carbono com seus hidrogênios, se houver. Os heteroátomos são representados, assim como grupos funcionais, quando necessários. FormEstrCond.JPG

Fórmula estrutural de Lewis[editar | editar código-fonte]

Na fórmula estrutural eletrônica ou de Lewis, representam-se os elétrons da camada de valência, deixando claras as ligações existentes.

FLewis.JPG Esta é a representação mais moderna e correta da fórmula estrutural de Lewis. A ligação dativa é freqüentemente representada também por setas, já que não há compartilhamento de elétrons. Porém, corretamente utiliza-se a simbologia da ligação covalente simples.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligação covalente

Ligação covalente dativa

Ligação iônica