Falsche Bewegung

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Falsche Bewegung
Movimento em falso (BR)
 Alemanha
1975 • cor • 103 min 
Direção Wim Wenders
Roteiro Peter Handke
Elenco Rüdiger Vogler
Hanna Schygulla
Marianne Hoppe
Nastassja Kinski
Hans Christian Blech
Género drama
Idioma alemão
Página no IMDb (em inglês)

Falsche Bewegung (br.: Movimento em falso) é um filme de drama alemão de 1975, dirigido por Wim Wenders. É a segunda parte da trilogia dos "filmes de estrada" do diretor. Os outros são Alice in den Städten (br.: Alice nas cidades), (1974) e Im Lauf der Zeit (br.: No decurso do tempo), (1976). O filme é protagonizado por Rüdiger Vogler (que às vezes faz pequenas narrações) e Hanna Schygulla e notabilizou-se por ser o primeiro trabalho em cinema de Nastassja Kinski, futura estrela do diretor em seu premiado filme Paris, Texas de 1984. A atriz tinha treze anos de idade quando apareceu nesse filme.

O roteiro adapta livremente uma obra de Goethe chamada Wilhelm Meister LehrJahre. A edição é de Robby Müller, colaborador de longa data de Wenders.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A mãe está velha e cansada de seu filho Wilhelm, um aspirante a escritor que "não gosta de pessoas" e fica em seu quarto o tempo todo, e o manda embora dando-lhe algum dinheiro. Durante a viagem de trem pela Alemanha Ocidental, o jovem faz amizade com uma menina muda e seu velho tio, artistas de rua itinerantes que viajavam sem dinheiro e os ajuda com as despesas. Na estação de Hamburgo ele admira uma mulher que avista na janela de outra composição e ela acha que é um flerte e se encontra com ele em Bonn para um romance, mas ele continua acompanhado da dupla do trem. Pouco depois, o jovem poeta austríaco Bernhard começa a seguir o grupo pelas ruas, pois quer ler seus textos para Wilhelm. Bernhard leva a todos para o que seria a casa de um tio próxima as colinas perto do Rio Reno, mas se engana e entram na residência de um industrial solitário que está prestes a se suicidar.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]