Wim Wenders

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wim Wenders
Wim Wenders
Nome completo Ernst Wilhelm Wenders
Nascimento 14 de agosto de 1945 (69 anos)
Dusseldorf, Alemanha
Ocupação Cineasta, roteirista, produtor de cinema e ator
Cônjuge Edda Köchl (1968 - 1974)
Lisa Keuzer (1974 - 1978)
Ronne Blakley (1979 - 1981)
Donata Wenders (1993 - presente)
IMDb: (inglês)

Ernst Wilhelm "Wim" Wenders (Düsseldorf, 14 de agosto de 1945) é um cineasta, dramaturgo, fotógrafo e produtor de cinema alemão, além de uma das mais importantes figuras do Novo Cinema Alemão. Desde 1996, Wenders é presidente da Academia de Cinema Europeu em Berlim.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Wim Wenders nasceu em Düsseldorf, em uma família católica tradicional. Seu pai, Heinrich Wenders, era um cirurgião. O uso do nome holandês, "Wim", um diminutivo do nome batismal "Wilhelm/Willem", reflete a proveniência holandesa de sua mãe. A versão holandesa do nome foi rejeitada pelas autoridades de registro civil em 1945, por não ser considerada alemã.[1] Wim Wenders graduou-se do colégio em Oberhausen, no Vale do Ruhr. Ele, então, estudou medicina (1963–64) e filosofia (1964–65) na Universidade de Freiburg e Düsseldorf. Entretanto, Wenders desistiu dos estudos universitários e se mudou para Paris em outubro de 1966 para tornar-se um pintor. Ele fracassou em seu exame de admissão para escola nacional de cinema da França IDHEC (agora, La Fémis), e, como alternativa, tornou-se um gravurista no estúdio de Johnny Friedlander, um artista norte-americano, em Montparnasse. Durante este tempo, Wim Wenders tornou-se fascinado com cinema, e via até cinco filmes por dia na sala de cinema local.

Determinado a fazer de sua obsessão também o trabalho de sua vida, Wenders retornou para a Alemanha em 1967 para trabalhar no escritório de Düsseldorf da United Artists. Nesta época, ele entrou para a "Hochschule für Fernsehen und Film München" (Universidade de Televisão e Filme de Munique). Entre 1967 e 1970, enquanto estava na "HFF", Wim Wenders também trabalhou como crítico cinematográfico para a FilmKritik, para o jornal diário de Munique Süddeutsche Zeitung, e então para a revista Twen e para Der Spiegel.

Wim Wenders concluiu diversos curtas-metragens, antes de se graduar da Hochschule com um longa-metragem em 16mm, preto e branco, chamado Summer in the City (em português, Verão na Cidade).

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Wim Wenders(cannesPhotocall)-.jpg

Referências

  1. Biography Wim Wenders, wim-wenders.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Wim Wenders
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Wim Wenders



Ícone de esboço Este artigo sobre cineastas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.