Ferezeus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Ferezeus ou Perizeus (em hebraico: והפרזי) são um grupo de pessoas mencionado diversas vezes na bíblia como tendo habitado em Canaã antes da chegada dos Judeus.

História[editar | editar código-fonte]

A bíblia menciona um grupo específico de pessoas que viveram na terra prometida por várias gerações, do tempo de Abraão (Gênesis 13:7) até o tempo de Esdras e Neemias (Esdras 9:1-2). Entretanto, o tempo durante o qual eles estavam principalmente em desacordo com o Reino de Israel parece ser o tempo de Josué no início do período de Juízes. Parecia que uma paz entre os Israelitas e os Ferezeus eventualmente seria possível, através do casamento misto e da conversão religiosa para a idolatria como sendo parte desta paz (Juízes 3:5-6, Esdras 9:1-2).

De acordo com o Livro de Josué, os perizeus estavam localizados na região montanhosa de Judá e Efraim[1] [2] . Eles foram escravizados por Salomão.

Suas origens, bem como origens raciais são desconhecidas. Há apenas uma menção extra-bíblica possível do perizeus que é o Pirati não identificado, que são encontrados em uma lista de vocabulário egípcio e existe uma possibilidade remota de que os perizeus podem ser encontrados em um fragmento de as cartas de Amarna.

É possível que seu nome tivesse uma aplicação generalizada: ou seja, ele se referia àqueles que viviam em aldeias (ao contrário de serem nômades), ou se referia àqueles cujas origens eram desconhecidas. Ou perizeus pode se referir a uma amálgama de vários povos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.