Festa Literária Internacional de Paraty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FLIP 2007

A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) é um festival literário lançado no ano de 2003 e realizado pela Associação Casa Azul. Acontece anualmente na cidade fluminense de Paraty[1] .

A FLIP é considerada um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul. O financiamento é assegurado por um sistema hierarquizado de patrocinadores e é conduzido pela organização sem fins lucrativos Associação Casa Azul. Além de palestras, também são realizadas discussões, oficinas literárias e eventos paralelos para crianças (Flipinha) e jovens(Flipzona). O sucesso mundial desde seu ano de fundação se deve, principalmente, ao envolvimento e participação ativa de autores de vários países reconhecidos internacionalmente.

O festival foi idealizado pela editora inglesa Liz Calder, da Bloomsbury, que morou no Brasil e agenciou diversos autores brasileiros, tomando como modelo o festival literário de Hay-on-Wye, no Reino Unido[2] . O festival é associado com outros semelhantes, tais como o Festival Internacional de Autores, em Toronto, Canadá, e o Festivaletteratura Mantova na Itália, para mostrar a interculturalidade na literatura.

Escritores homenageados na FLIP[editar | editar código-fonte]

A cada ano um escritor é homenageado pelo festival.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. PARATY - CIDADE HISTÓRICA - BRASIL. Paraty Tur. Página visitada em 5 de julho de 2009.
  2. Júlia Dias Carneiro. Entrevista: Flip cresceu mais que 'sonhos' de seus criadores, diz mentora. BBC Brasil 17 de maio de 2012. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120517_flip_calder_jc.shtml .Acesso em 05 de abril de 2013