Fineu (rei da Trácia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Fineu, na mitologia grega, foi um rei da Trácia.

Fineu casou-se com Cleópatra, filha de Bóreas e Orítia, filha de Erecteu, com quem teve dois filhos1 ; em seguida ele casou-se com Idaea, filha de Dárdano, rei dos citas2 .

Quando os argonautas chegaram à Trácia, os dois filhos de Cleópatra estavam sendo severamente castigados1 , baseados em uma acusação falsa de Idaea2 . Eles foram libertados3 , e Fineu fez guerra contra os argonautas, sendo morto por Héracles4 .

Diodoro Sículo menciona uma versão alternativa na qual os filhos de Cleópatra foram cegados pelo seu pai, e que Fineu foi, depois, cegado por Bóreas5 .

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Higino[editar | editar código-fonte]

Fineu, filho de Agenor, tinha dois filhos com Cleópatra. Por causa de maquinações da segunda esposa de Fineu, os filhos de Cleópatra foram cegados por seu pai. Apolo havia dado a Fineu o dom da profecia, mas como ele havia revelado os segredos dos deuses, Zeus tirou-lhe a visão e enviou as harpias para perseguí-lo: elas dedicavam-se a roubar a comida do cego, ignorando seus servos que tentavam, sem sucesso, afugentá-las.

Fineu já estava prestes a morrer de fome quando os Argonautas chegaram. Fineu prometeu revelar o caminho se eles o libertassem das harpias. Zetes e Calais, filhos do vento norte e Orítia, que tinham asas nas cabeças e nos pés, expulsaram as harpias para as ilhas Strophades, salvando-o da morte.

Fineu ajudou os argonautas a atravessar as Simplégades enviando um pombo, e mandando eles atravessarem as rochas remando com toda a força após as rochas se abrirem6 .

Fineu também ajudou os argonautas ensinando-os como se livrar dos pássaros da ilha de Dia, que usavam suas penas como flechas. A solução foi usar os escudos e lanças para fazer barulho, e assim afastar as aves, à maneira dos curetes7 .

Os Heróis do Olimpo[editar | editar código-fonte]

No livro O Filho de Netuno da série Os Herós do Olimpo, de Rick Riordan, ele aparece como aliado de Gaia, atormentado pelas harpias, que foram amaldiçoadas à só poderem alimentar-se da comida de sua mesa. Ele almeja capturar Ella, uma harpia de penas vermelhas que decora livros e que o perturba. Percy, Hazel e Frank o vencem fazendo uma aposta e e enganando-lhe, dando-lhe sangue do lado esquerdo de uma Górgona, este que pode matar qualquer um muito dolorozamente.

Díctis de Creta[editar | editar código-fonte]

Fineu era filho de Agenor8 , e o pai de Olizone, esta casou-se com Dardano, com quem teve o filho Erictônio da Dardânia9 .

Referências

  1. a b Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 43.3
  2. a b Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 43.4
  3. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 44.2
  4. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 44.3
  5. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 44.4
  6. Higino, Fabulae, XIX, Fineu
  7. Higino, Fabulae, XX, Stymphalides
  8. Díctis de Creta, Ephemeridos belli Troiani, Livro III, 5
  9. Díctis de Creta, Ephemeridos belli Troiani, Livro IV, 22
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.