Fistulina hepatica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaFistulina hepatica
Fistulina hepatica

Fistulina hepatica
Classificação científica
Reino: Fungi
Filo: Basidiomycota
Classe: Basidiomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Schizophyllaceae
Género: Fistulina
Espécie: F. hepatica
Nome binomial
Fistulina hepatica
(Schaeff.) With. 1792

Fistulina hepatica (vulgarmente chamado língua-de-vaca, língua-de-boi ou gasalho) é um invulgar cogumelo-prateleira agárico e comestível, bastante comum no Reino Unido, mas que é também encontrado no resto da Europa e na América do Norte. Como o seu nome comum sugere, assemelha-se bastante a um pedaço de carne crua. Foi em tempos utilizado como substituto da carne, e pode ainda hoje ser encontrado em alguns mercados da França. Tem um sabor amargo e ligeiramente ácido. Pode ser rijo e necessita um tempo de cozedura longo.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Fistulina hepatica

A forma assemelha-se à de uma grande língua, com superfície rugosa com uma coloração castanho-avermelhada. Os esporos são libertados a partir de poros muito pequenos situados na face inferior do chapéu. Os exemplares mais jovens têm uma coloração rosa-avermelhada, escurecendo com a idade.

Trata-se de uma espécie bastante comum, e pode ser encontrada junto de carvalhos e castanheiros, do início de agosto até ao fim do outono, em madeira viva ou morta. Na Austrália é visto crescendo em feridas de Eucalyptus.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • N. Arlott, R. Fitter and A. Fitter, Collins Complete Guide: British Wildlife ISBN 1-85927-092-1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]