Florent Manaudou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Florent Manaudou
Swimming pictogram.svg Natação Swimming pictogram.svg
Nascimento 12 de novembro de 1990 (23 anos)
Villeurbanne
Nacionalidade  França
Compleição Peso: 99 kg Altura: 1,99 m

Florent Manaudou (Villeurbanne, 12 de novembro de 1990) é um nadador francês que sagrou-se campeão olímpico nos Jogos de Londres de 2012, na prova dos 50 metros livre. Florent é filho de pai francês e mãe Holanda, ele é irmão mais novo da nadadora Laure Manaudou.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ele começou a nadar sob a supervisão de seu irmão mais velho, Nicholas Manaudou, e mais tarde se juntou ao clube de natação de Marselha, França. Ele foi o campeão júnior no estilo 50 metros livre em uma competição francessa em 2007. Em 2009, ingressou no exército francês e está atualmente em um regimento de artilharia.[2]

Ele e sua irmã Laure são os primeiros irmão e irmã a ganhar medalhas de ouro olímpicas. Além de natação, ele é conhecido pelo seu piercing na língua[2] e tatuagem tribal.

Jogos Olímpicos de 2012[editar | editar código-fonte]

No Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, Manaudou conquistou a medalha de ouro nos 50 metros nado livre, tornando-se o primeiro francês a realizar a façanha no evento. Saltando da raia 7, Manaudou teve o mais rápido tempo de reação ao cair na água e cravou o tempo de 21,34 segundos,[3] derrotou o favorito César Cielo que terminou a prova em terceiro lugar e o americano Cullen Jones que ficou com na segunda colocação.

A vitória de Florent Manaudou foi inesperada e tratada como uma "façanha" pelos jornais franceses,[1] devido ao pouco número de conquistas em sua carreira,[2] surpreendendo aos presentes que acompanhavam a prova no Centro Aquático de Londres, uma vez que, até então, era conhecido apenas por ser o irmão de uma medalhista olímpica. O nadador francês revela ao jornal L'Equipe que também está muito surpresa pela resulta e que antes da prova não estava confiante em si.

Cquote1.svg Se eu tivesse acreditado, eu não teria terminado em primeiro hoje. Eu pensei que deveria ir o mais descontraído possível para a final. Para mim, o mais importante era participar da final e que deveria aproveitar. Acho que foi a decisão certa. Cquote2.svg
Florent Manaudou[1]

Após a conquista Manaudou citou César Cielo, comparando-se ao nadador brasileiro que também, aos 21 anos, foi campeão olímpico nessa prova nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008[4] e que, tal como ele, não era o favorito.

Referências

  1. a b c Manaudou revela sua tática na final: nadar 'o mais descontraído possível' (em português). Globoesporte.com. Página visitada em 04/08/2012.
  2. a b c Editorial (04 de agosto de 2012). Surpreendente, algoz de Cielo é soldado e tem piercings (em português). Portal Terra. Página visitada em 04 de agosto de 2012.
  3. Dillman, Lisa (03 de agosto de 2012). London Olympics: Florent Manaudou wins 50-meter freestyle (em inglês). Los Angeles Times. Página visitada em 04 de agosto de 2012.
  4. Editorial (03 de agosto de 2012). Manaudou se compara a Cielo em Pequim após superar brasileiro (em português). Portal Terra. Página visitada em 04 de agosto de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) nadador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.