FluidSynth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


FluidSynth
{{{logotipo}}}
Desenvolvedor Peter Hanappe and others
Versão estável 1.1.6
Idioma(s) Inglês
Escrito em C
Sistema operativo Sistema operacional tipo Unix, Windows
Gênero(s) Sintetizador
Licença GNU Lesser General Public License
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial fluidsynth.sourceforge.net

FluidSynth, anteriormente conhecido como iiwusynth, é um software sintetizador livre e de código aberto que converte dados de notas MIDI em um sinal de áudio usando a tecnologia SoundFont, sem necessitar de uma placa de som compatível com o SoundFont. O FluidSynth pode atuar como um dispositivo MIDI virtual, capaz de receber dados MIDI de qualquer programa e transformá-los em áudio on-the-fly. Ele também pode ler em arquivos .mid diretamente. No lado de saída, pode enviar dados de áudio diretamente para um dispositivo de som para reprodução ou para um arquivo RAW ou Wave. Pode também converter um arquivo SMF diretamente para um arquivo de áudio em tempo mais rápido do que o real[1] . A combinação desses recursos permite ao FluidSynth os seguintes principais casos de uso:

  • Sintetizar dados MIDI de outra aplicação diretamente para os alto-falantes,
  • Sintetixar dados MIDI de outra aplicação, gravando a saída para um arquivo de áudio,
  • Executar um arquivo MIDI para os alto-falantes,
  • Converter um arquivo MIDI para um arquivo de áudio digital.

O tamanho dos bancos SoundFont carregados é limitado pela quantidade de memória RAM disponível no computador do usuário. Há uma interface gráfica para o FluidSynth chamada Qsynth, que também é de código aberto. Ambos estão disponíveis na maioria das distribuições Linux e também podem ser compilados para o Windows.

Ele apresenta suporte microtonal e foi usado no projeto MicrotonalISM da Rede para Estudos Interdisciplinares em Ciência, Tecnologia e Música[2] . Uma extensão Max/MSP está disponível pelo IRCAM[3] .

O sintetizador principal é escrito como uma biblioteca C com uma vasta API. Ligações parciais para Python[4] Ruby,[5] e .NET[6] estão disponíveis.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]