Forte Maurício do Penedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Forte Maurício do Penedo
Forte Maurício do Penedo
Forte Maurício no rio São Francisco (Johannes Vingboons, 1665)
Construção Maurício de Nassau (1637)
Estilo Abaluartado
Conservação Desaparecido
Aberto ao público Não

O Forte Maurício do Penedo localizava-se na altura da vila do Penedo do rio de São Francisco (hoje Penedo), no atual estado brasileiro de Alagoas.

História[editar | editar código-fonte]

Em posição dominante sobre uma elevação na margem esquerda do rio São Francisco, a cerca de trinta quilômetros acima da sua foz, foi erguido no contexto da segunda das Invasões holandesas do Brasil (1630-1654) por determinação de Maurício de Nassau (1604-1679), quando as suas tropas batiam as do conde de Bagnoli em retirada para a capitania da Bahia, após a queda da vila do Porto Calvo, em março de 1637, ocasião em que se apoderou da vila do Penedo. O forte destinava-se a interromper as comunicações e suprimentos de gado inimigos, por terra, para a Bahia (SOUZA, 1885:89). Figura nas ilustrações de Frans Post (1612-1680) como "Castrum Maurity ad ripam Fluminis S. Francisci" (1637).

O próprio Nassau descreve-o:

"Tem cinco pontas, e está assentado sobre uma rocha escarpada que se eleva a 80 pés de altura sobre o rio. De um lado é tão escarpado que se faz inacessível, e do outro lado, onde de algum modo o inimigo poderia chegar, é defendido por três baluartes. Na sua vizinhança a terra é baixa, excetuando um monte, a qual durante todo o verão se cobre de água, que se eleva à altura de um homem. O forte tem altas muralhas e fossos fundos, mas secos (...)." (tópico "Fortificações", in: Breve Discurso, 14 de janeiro de 1638)

Complementavam a sua defesa, um fortim que lhe era fronteiro, do outro lado do rio, "(...) onde se fez uma bateria sobre uma árvore com três peças de calibre seis. (...)", e no mesmo lado do rio, em um pântano junto à foz, mais "um reduto denominado 'Keert de Koe', que serve para dominar aí o rio, conservar o rio, proteger os nossos navios e termos um pé em terra nesse lugar." Nassau dá essas fortificações como sofrivelmente providas de artilharia, munição e víveres, guarnecidas por um efetivo de cerca de 300 homens. BARLÉU (1974) apenas refere o Forte Maurício e "outro junto à barra do rio [São Francisco]." (op. cit., p. 43), transcrevendo relatório do próprio Nassau aos Estados Gerais e à direção da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais citando ter erguido "um forte bastante sólido (...) resolvendo colocar outro menor na própria foz." (op. cit., p. 44).

Sob o comando do neerlandês Henderson foi ampliado e melhorado (GARRIDO, 1940:81). Adriano do Dussen complementa, atribuindo-lhe um efetivo de seis companhias com 541 homens:

"(...) o forte Maurício, à margem do rio São Francisco, no morro chamado Penedo, situado 5 ou 6 milhas da foz, rio acima; o morro é alto e íngreme e só há um ponto de aproximação pelo qual se pode chegar ao forte. (...) Está situado na margem Norte do rio e tem cinco baluartes, dos quais três estão voltados para o lado pelo qual é possível atingir o forte, que domina o rio e a planície em torno, que no verão o rio cobre. No forte estão 7 peças de bronze, 2 de 12 lb, 3 de 6 lb e 2 de 3 lb." (Relatório sobre o estado das Capitanias conquistadas no Brasil, 4 de abril de 1640)

BARLÉU (1974) transcreve o Relatório de Dussen:

"(...) O forte Maurício preside a passagem do rio de São Francisco, e está construído num morro alto e inclinado, a 5 ou 6 léguas do Oceano, na margem do norte. Dá acesso apenas de um lado. Poderoso pelos seus cinco bastiões e sete peças de metal, domina a planície circunjacente, submersa, durante os meses estivos, nas águas estagnantes." (op. cit., p. 144) Atribui-lhe, entretanto, guarnição de 540 homens (op. cit., p. 145-146).

Sitiado por forças portuguesas sob o comando do Capitão Valentim da Rocha Pita e do Capitão Nicolau Aranha, capitula em 19 de setembro de 1645 (SOUZA, 1885:89), sendo sua artilharia remetida para o Arraial Novo do Bom Jesus. Foi reocupado por tropas neerlandesas entre novembro de 1646 e abril de 1647, quando da tentativa malsucedida de reconquista da Bahia naquele ano.

O forte não sobreviveu à campanha: a pedido dos moradores foi arrasado até aos alicerces (SOUZA, 1885:89).

GARRIDO (1940) refere que tanto em 1916, quanto em 1924, ocasiões em que visitou a cidade, o local em que existiu o forte, próximo ao Convento de São Francisco, ainda era conhecido como largo do Forte (op. cit., p. 81), informação repetida por BARRETTO (1958:159). De acordo com o Guia Quatro Rodas Brasil (Editora Abril), as ruínas do antigo forte são ponto de interesse turístico em Penedo, à atual rua da Rocheira s/nr.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BARLÉU, Gaspar. História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1974. 418 p. il.
  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.
  • TONERA, Roberto. Fortalezas Multimídia: Anhatomirim e mais centenas de fortificações no Brasil e no mundo. Florianópolis: Projeto Fortalezas Multimídia/Editora da UFSC, 2001 (CD-ROM).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]