Forte Príncipe Imperial de Alagoas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Forte Príncipe Imperial de Alagoas
Brazilian States.PNG
Construção Pedro I do Brasil (1827)
Estilo Abaluartado
Conservação Desaparecido
Aberto ao público

O Forte Príncipe Imperial de Alagoas localizava-se na antiga cidade de Alagoas, hoje Marechal Deodoro, no atual estado brasileiro de Alagoas.

História[editar | editar código-fonte]

Esta estrutura encontra-se citada por SOUZA (1885), que não obteve maiores informações a seu respeito (op. cit., p. 90). Tratava-se de uma pequena fortificação, provavelmente em faxina e terra, erguida para defesa da antiga capital provincial por determinação do Comandante das Armas da Província de Alagoas, Coronel Joaquim Mariano de Oliveira Belo, na barranca em frente aos canais e por trás do cemitério anexo à Igreja Matriz, conforme Aviso de 3 de fevereiro de 1827. Foi concluída em 1828, conforme Ofício de 16 de agosto de 1828 daquele oficial ao vice-Presidente em exercício da Província, Nóbrega de Vasconcelos, estando artilhado com cinco peças, uma de bronze de calibre não informado, duas de ferro de 6 e duas de ferro de 2 (GARRIDO, 1940:81).

A partir de 9 de dezembro de 1839 a sede do governo provincial foi transferida da antiga cidade de Alagoas para a de Maceió, perdendo, a primeira, a importância estratégica.

À época de GARRIDO (1940), não havia mais vestígios da sua edificação (op. cit., p. 81).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.
  • TONERA, Roberto. Fortalezas Multimídia: Anhatomirim e mais centenas de fortificações no Brasil e no mundo. Florianópolis: Projeto Fortalezas Multimídia/Editora da UFSC, 2001 (CD-ROM).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.