1828
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Jöns Jacob Berzelius descobre o elemento químico tório.
- Introdução do cultivo da espadana nas ilhas dos Açores.
- No contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), por determinação da Regência da Ilha Terceira, foi adicionada a bateria baixa ao Forte de São Sebastião, denominada como "Bateria da Heroicidade", sob a direcção do engenheiro Serra. Nessa bateria foi colocada uma inscrição epigráfica, em basalto, que reza: "BATERIA DA HEROICIDADE 11 DE AGOSTO DE 1830 NA DEFENSÃO DAS LIBERDADES PATRIAS HEROES SE EXTREMAM NO GERAL DOS POVOS."
- Com inicio neste ano, e no contexto da Guerra Civil Portuguesa, foram Celebrados na Igreja de São Salvador de Angra, vários "Te Deum", quer por realistas quer por liberais no poder.
- Dá-se uma participação efectiva da população das Doze Ribeiras durante a resistência dos povos rurais da ilha Terceira à revolta militar que neste implantou o liberalismo na ilha.
- A Revolta liberal é sufocada em Portugal continental, os liberais emigraram para Inglaterra ou para os Açores devido ao terror das perseguições miguelistas.
- 1 de outubro - Motim dos Altares, Altares, Angra do Heroísmo, travado entre os apoiantes de D. Miguel I de Portugal e João Moniz Corte Real, o líder dos absolutistas, que recebeu pelo Porto dos Biscoitos armamento proveniente da ilha do Faial.
- 4 de Outubro – Combate do Pico do Seleiro, Ilha Terceira, nos Açores, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834).1
- 4 de outubro - Instalação de um governo provisório na ilha Terceira com a finalidade de zelar pela manutenção dos direitos de D. Pedro IV na região.
- 5 de outubro - Revolta anti-liberal em Angra do Heroísmo, ilha Terceira.
- 5 de outubro - Nomeação da Junta Provisória do governo da ilha Terceira, com sede em Angra, fiel ao rei D. Pedro IV.
- 26 de outubro - Aclamação do rei D. Miguel na ilha de São Jorge, Açores.
- 28 de outubro - Decreto da Junta Provisória declarando ser a ilha Terceira o único local onde se sustentam os direitos de D. Pedro IV.
- 28 de outubro - Decreto (não revogado) de que declara Angra do Heroísmo capital da Província dos Açores com capital em Angra do Heroísmo, ilha Terceira.2
- 28 de outubro - Decreto determinando que Angra do Heroísmo, ilha Terceira, seja a sede do governo constitucional.
- 28 de outubro - Aclamação do rei D. Miguel na ilha de São Jorge.
Nascimentos [editar]
- 16 de Janeiro - Johann Samuel Ersch, foi bibliógrafo, bibliófilo e bibliotecário alemão (n. 1766).
- 08 de fevereiro - Antonio Cánovas del Castillo, foi primeiro-ministro da Espanha (m. 1897).
- 20 de Março - Henrik Ibsen, dramaturgo norueguês (m. 1906)
- 08 de Maio - Jean Henri Dunant, filantropo suíço co-fundador da Cruz Vermelha (m. 1910)
- 12 de Maio – Dante Gabriel Rossetti um dos fundadores da Irmandade Pré-Rafaelita (m. 1882).
- 16 de Julho - José Rodrigues, pintor romântico (m. 1887)
- 30 de Setembro - Lahiri Mahasaya, yogue indiano (m. 1895)
- 02 de Outubro - Charles Floquet, político francês (m. 1896).
- 01 de Novembro - Santos Acosta, presidente da Colômbia de 1867 a 1868 (m. 1901)3 .
- 14 de Novembro - Charles de Freycinet, político francês (m. 1923).
- 26 de Novembro - René Goblet, político francês (m. 1905).
- John Langdon Haydon Down, físico britânico (m. 1896).
- Charbel Makhlouf, santo monge maronita (m. 1898)
Falecimentos [editar]
Referências
- ↑ DRUMMOND, Francisco Ferreira. Anais da Ilha Terceira. (Capítulo VII).
- ↑ Com o seguinte preambulo: “Tendo sido esta cidade condecorada com o título de: Muito nobre e sempre leal cidade de Angra, pelos feitos heróicos praticados por seus fiéis habitantes na restauração de Portugal em 1641, e tendo outrossim estas ilhas sido declaradas adjacentes ao reino de Portugal por alvará de 26 de Fevereiro de 1771, e ultimamente (1828) contempladas como província do reino, §. 1.º, artigo 2.º, título 1.º da Carta Constitucional: há por bem esta Junta Provisória, encarregada de manter a legítima autoridade d'el-rei o Sr. D. Pedro IV, declarar em nome do mesmo Augusto Senhor, que todas as nove ilhas dos Açores são uma só e única província do reino, e que esta cidade de Angra é a capital da província dos Açores. As autoridades a quem competir assim o tenham entendido, cumpram e façam executar: e o Secretário dos Negócios Interinos faça dirigir cópia deste decreto às estações competentes e autoridades na forma do estilo. - Angra, 28 de Outubro de 1828. - Deocleciano Leão Cabreira. - João José da Cunha Ferraz. - José António da Silva Torres. - Referendado; Alexandre Martins Pamplona Corte Real.”
- ↑ El pasado de Colombia: lecciones de historia patria. (em espanhol). 2ª edição ed. Medellin: CI Paniberica Ltda, 2008. 264 p. p. 187. ISBN 978-958-98455-3-0 Página visitada em 2 de março de 2011.
O
Commons possui uma
categoria com multimídias sobre
1828