Francis Alexander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Francis Alexander
Autorretrato por Francis Alexander, ca.1830
Nascimento 3 de fevereiro de 1800
Killingly, Connecticut
Morte 27 de março de 1880 (80 anos)
Florença
Nacionalidade Estados Unidos americano
Ocupação pintor retratista

Francis Alexander (Killingly, Connecticut, 3 de fevereiro de 1800Florença, 27 de março de 1880[1] ) foi um pintor retratista americano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alexander nasceu em Killingly, Connecticut, cresceu em uma fazenda, e aprendeu a pintar sozinho. Em 1820 foi para Nova Iorque e estudou pintura com Alexander Robertson. Passou os invernos de 1831 e 1832 em Roma. Posteriormente, residiu por quase uma década em Boston, Massachusetts, onde adquiriu grande popularidade, e onde pintou um retrato de Charles Dickens (1842). Conta-se que, quando Dickens visitou Boston, muitos retratistas da Nova Inglaterra já aguardavam pelo seu desembarque em terra, esperando para ver quem seria o primeiro a captar a imagem do grande romancista na tela de pintura. Porém, foi Francis Alexander quem chegou ao escritor bem à frente de seus pares - por viajar em um barco pequeno alcançou Dickens quando seu navio entrou no porto.

Um dos melhores retratos de Alexander é o da Senhora Fletcher Webster, anteriormente no Museu de Belas Artes de Boston. Este retrato romântico foi retirado do Museu no início do século XX e devolvido aos descendentes da família Sargent.

Notas e referências

  1. Portal: Answers.com. Francis Alexander – biografia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]