Frankenstein (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monstro de Frankenstein
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Mavel Comics
Primeira aparição Silver Surfer #7 (agosto de 1969; pela Marvel)
Menace #7 (setembro de 1953; Atlas)
Características do personagem
Alter ego Inaplicável
Afiliações Legião dos Condenados
Linha de Frente
Quarteto Fatal
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Monstro de Frankenstein[1] (Frankenstein's Monster), também conhecido por Frankenstein e Adam, é um personagem fictício do Universo Marvel, é uma criatura humana, composta de múltiplas partes de cadáveres humanos. Foi baseado no personagem homônimo da escritora Mary Shelley.

Publicação[editar | editar código-fonte]

Sua primeira aparição aconteceu na história de cinco páginas "Your Name Is Frankenstein" (lit. "Seu Nome É Frankenstein"), do escritor-editor Stan Lee e do desenhista Joe Maneely na sétima edição de Menace (setembro de 1953),[2] [3] da predecessora da Marvel, Atlas Comics. Na década seguinte, uma réplica robótica do Monstro de Frankenstein apareceu como antagonista em The X-Men #40 (janeiro de 1968), do escritor Roy Thomas e do arte-finalista Don Heck,[4] e foi destruída pela equipe-título de mutantes super-heróis. O verdadeiro Monstro fez uma breve aparição num flashback em "The Heir of Frankenstein" da sétima de edição de Silver Surfer (agosto de 1969), do escritor-editor Lee e do arte-finalista John Buscema.[5]

O personagem ganhou sua própria série, inicialmente intitulada The Monster of Frankenstein (volume 1 ao 5) e posteriormente The Frankenstein Monster, que durou 18 volumes (de janeiro de 1973 a setembro de 1995).[6] [7]

Biografia fictícia[editar | editar código-fonte]

No início do século XIII, Victor Frankenstein (um brilhante estudante de química e ciências biológicas da Universidade de Ingolstadt (na Alemanha) e herdeiro de um título de barão suíço) embarcou em experiências de criação de vida artificial. Frankenstein esperou criar uma nova espécie de vida humanoide, e, a partir daí, aprender como reanimar os mortos e então descobrir um meio para a imortalidade humana.

Superpoderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

É um monstro que possui força sobrehumana (poder humano de Classe 10) e durabilidade. Sob algumas circunstâncias ele pode ser colocado em animação suspensa sob frio intenso. Ele tem resistência excepcional à dor e se cura rapidamente de muitos tipos de danos. Ele tem um medo irracional de fogo (“Fogo... Mal!”). Sua pele varia de aparência: da fantasmagórica cor branca ao cinza, que é ligeiramente decomposta. Sua pele apresenta cicatrizes nas partes onde seu corpo foi serrado para ser reagrupado.

Referências

  1. Assis, Érico (10 de dezembro de 2010). Lançamentos em Quadrinhos: 10 de dezembro. Omelete. Página visitada em 7 de abril de 2013. "Outra novidade é o lançamento da revista Marvel Terror, reunindo histórias de monstros e criaturas da editora, começando com o Lobisomem, o Monstro de Frankenstein e Simon Garth, o Zumbi."
  2. Menace #7 (em inglês). Grand Comics Database. Página visitada em 7 de abril de 2013.
  3. Baron Frankenstein, apesar de não ser o Monstro de Frankenstein, apareceu em "Horror at Haunted Castle" em Blonde Phantom Comics #14 (verão de 1947), do predecessor da Marvel, Timely Comics.
  4. The X-Men #40 (em inglês). Grand Comics Database. Página visitada em 7 de abril de 2013.
  5. The Silver Surfer #7 (em inglês). Grand Comics Database. Página visitada em 7 de abril de 2013.
  6. Frankenstein (em inglês). Grand Comics Database. Página visitada em 7 de abril de 2013.
  7. Frankenstein (em inglês). Comic Book DB. Página visitada em 7 de abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.