Friedrich Chrysander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Friedrich Chrysander

Karl Franz Friedrich Chrysander (Lübtheen, 8 de julho de 1826 – 3 de setembro de 1901) foi um musicólogo e editor musical da Alemanha.

Filho de um moleiro, educou-se na Universidade de Rostock, obtendo em 1853 o grau de Doutor em Filosofia. Depois passou a se concentrar na história da música e musicologia, seguindo uma linha de trabalho que respeitava o texto original sem edições ou modernizações. Entre 1858 e 1902, através da Händel-Gesellschaft, realizou a maior parte do trabalho de edição das obras completas de Händel, com o auxílio de Julius Rietz e Max Seiffert. Discordando do trabalho de seus assistentes, abandonou o projeto e passou a realizá-lo em privado, imprimindo-o pessoalmente em uma oficina instalada em sua casa. O resultado foi a primeira grande edição da obra händeliana, com mais de cem volumes, mas que trazia várias deficiências. Não obstante, representou uma conquista notável para o seu tempo.

Também se credita a ele a redescoberta da partitura da Missa em si menor de Bach, que em seguida ele vendeu à Biblioteca Real de Berlim pelo mesmo preço que havia pago. Além disso, editou a música de vários outros compositores, e em colaboração com Johannes Brahms compilou e publicou a obra para cravo de François Couperin.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.