Friedrich Soennecken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Friedrich Soennecken
Friedrich Soennecken
Nascimento 20 de setembro de 1848
Iserlohn
Morte 2 de julho de 1919 (70 anos)
Bona
Sepultamento Poppelsdorfer Friedhof
Cidadania Alemanha
Ocupação empreendedor, inventor, designer gráfico

Friedrich Soennecken (Iserlohn, 20 de setembro de 1848 - Bonn, 2 de julho de 1919) foi um empresário e inventor alemão. Foi o fundador da empresa Soennecken, em 1875, gigante alemã de produtos para escritório. Como inventor, desenvolveu um estilo de caligrafia e um recipiente para caneta tinteiro, entre outras inovações. Mas ficou eternamente conhecido por ter patenteado o furador de papel, em 14 de novembro de 1886.[1][2]

Vida[editar | editar código-fonte]

Soennecken nasceu em Iserlohn -Dröschede, Sauerland em 1848, filho de um ferreiro. Em 27 de maio de 1875 ele fundou a F. Soennecken Verlag, uma empresa comercial em Remscheid, Westphalia.

Ele é mais conhecido pela reintrodução de um estilo de caligrafia Rundschrift (escrita redonda) e pela ponta de caneta larga associada a ele.[3] Embora a escrita ronde renderizada com pena tenha se originado no final do século XVI na França e tenha sido amplamente usada no país ao longo dos séculos XVII e XVIII, sua popularidade caiu após a invenção de uma caneta pontiaguda produzida em massa de aço no início do século XIX.

Mausoléu da família Soennecken no Poppelsdorfer Friedhof

A escrita redonda foi projetada para ser um estilo de caligrafia padronizado e visualmente atraente, fácil de aprender e executar, e Soennecken publicou livros sobre o assunto em vários idiomas.[4] Como resultado, a caneta de ponta larga (desta vez de aço) voltou a ser popular não apenas na Alemanha, mas também na França, Rússia e em outros lugares; os escribas do Ministério das Finanças francês usaram-no até logo após a Segunda Guerra Mundial.

Escrita redonda de Soennecken

Soennecken também introduziu o furador de dois furos e o fichário. Em 1876, ele e sua empresa se mudaram para Poppelsdorf, perto de Bonn, para ficar mais perto da Universidade, que mais tarde lhe concedeu o título honorário de Dr. med. hc. Soennecken morreu em Bonn em 1919.

Furador de Papel

Está sepultado no Poppelsdorfer Friedhof em Bonn.

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Hans Schreiber: Soennecken Alphabete No. 7 (Neue Rundschrift), Verlag Soennecken, Zurich, approx. 1930
Uma caneta reta comprimida para Rundschrift produzida por Soennecken

Referências

  1. Tompkin, Julian. «Dez invenções genuinamente alemãs». Deutsche Welle. Consultado em 14 de novembro de 2016 
  2. «Furador de papel faz 131 anos e Google relembra sua história». Revsta Veja. Consultado em 14 de novembro de 2016 
  3. Blair, Lawrence E. (1922). Principles and Practice of Show-card Writing. [S.l.]: McGraw-Hill. pp. 19–20. Consultado em 6 de dezembro de 2008 
  4. netznotizen.com - jpg