Fronteira Croácia–Eslovénia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fronteira Croácia–Eslovénia
Fronteira Croácia–Eslovénia
Mapa da zona de fronteira
Delimita:  Croácia
 Eslovênia
Comprimento: 670 km
Posição: 127
Criação: 1918
Traçado atual: 1991

A fronteira entre a Croácia e a Eslovênia é uma linha bem sinuosa de 670 km de extensão, sentido oeste-leste-norte, que separa o sul da Eslovênia do norte da Croácia, numa linha internacional que se confirmou com a dissolução da Iugoslávia em 1991. Até então, ambos países eram repúblicas da extinta Iugoslávia desde 1926, partes do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos desde 1918 e partes do Império Austro-Húngaro (Habsburgos) desde o século XIII. [1]

Traçado[editar | editar código-fonte]

Do leste, junto ao porto esloveno de Koper (Capodístria) no Mar Adriático, bem próxima à fronteira com a Itália, segue para o leste até as proximidades do meridiano 15º E, indo daí em diante rumo nordeste até a tríplice fronteira dos dois países com a Hungria. Separa os sete condados croatas do norte, inclusive o de Zagreb (capital) das regiões croatas de Obala in Kras, Dolenjska in Bela krajina, Savinjska, Pohorge z okoliko, Prekmurje.

Conflitos[editar | editar código-fonte]

Os postos aduaneiros controlam os veículos, mas já se faz necessária uma maior facilidade para acessos às maiores rodovias da Europa.

Há indefinições quanto às fronteiras marítimas entre os dois países. O jornal "SEE Business" informou que esse conflito remonta da antigo Iugoslávia, tendo uma gravidade (classificação da "SEE"") com nível 2 (escala de 1 a 10, 10 muito grave) [2]. Antes da entrada da Croácia na União Europeia, a Eslovênia reclamava de dificuldades impostas pela Croácia ao impedi-la de ter acesso a águas internacionais.

A adesão croata à União Europeia em 1 de julho de 2013 resolveu a situação dos postos aduaneiros entre esses países, os quais controlavam os veículos, havendo maior facilidade para acesso sem restrições às maiores rodovias da Europa.

Em 6 de junho de 2010 realizou-se um referendo na Eslovénia para a aprovação do acordo de arbitragem internacional[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Almanaque Abril - Mundo - 2006.
  2. SEE Business, Business magazine for Southeastern Europe, P 41 n°2 Avril 2008
  3. Referendo esloveno decisivo para a Croácia