Futebol na Finlândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Diferentemente de muitos outros países europeus, na Finlândia o futebol não é um esporte muito popular, perdendo para o Hockey no gelo e esportes de motores, que são mais populares no país. Embora o futebol ainda não tenha uma posição proeminente na Finlândia, ele tem conquistado pessoas, especialmente jovens e crianças. A Associação de Futebol de Finlândia (Palloliitto) tem aproximado milhares de clubes e seus membros com 100.000 jogadores registrados. De acordo com o Gallup poll, aproximadamente 400 000 pessoas têm o futebol como hobby.

O futebol foi levado à Finlândia na década de 1890 por viajantes britânicos, e foi jogado pela primeira vez em Turku. A primeira competição nacional do esporte foi em 1906,tendo como vencedor o time da escola de Turku. A Associação de Futebol da Finlândia foi fundada em 1907, e associou-se à FIFA no ano seguinte. Historicamente o esporte não foi bem divulgado, talvez por isso o país nunca foi realmente excelente no futebol. Só recentemente, com o reaparecimento do futebol, o país ganhou medalhas internacionais com Jari Litmanen e Sami Hyypiä.

Clubes finlandeses[editar | editar código-fonte]

A primeira divisão (Veikkausliiga) é composta por 14 times profissionais de futebol. A segunda divisão, ou Kakkonen, tem 47 times divididos em leste, oeste, Norte e sul, cada região com 12 times (com exceção do Norte, que tem atualmente 11 times).

A Copa finlandesa é uma competição aberta a todos os clubes membros da Associação de Futebol de Finlândia. Em 2005, tinha 392 times que estavam fazendo partes da competição.

Seleção Finlandesa de Futebol[editar | editar código-fonte]

A Seleção Finlandesa de Futebol nunca fez parte das maiores competições internacionais. Ela jogou pela primeira vez em um campeonato internacional contra Suécia em 22 de outubro de 1911, na qual a Suécia ganhou de 2 a 5.

Nunca participou da Copa do Mundo, nem da Eurocopa, apenas participou dos Jogos Olímpicos 4 vezes (primeira vez em 1912) não qual, nenhuma das participações ganhou medalhas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]