Futebol em Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O futebol em Portugal é gerido pela Federação Portuguesa de Futebol, órgão máximo responsável pela modalidade no país, e destaca-se pela seleção nacional e por clubes como o Sport Lisboa e Benfica, o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal.

As principais competições do país são naturalmente a Primeira Liga, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Supertaça Cândido de Oliveira. Para além destes, existe também o Campeonato Nacional de Futebol Feminino, as divisões de futebol masculino abaixo da Primeira Liga e outras tantas competições nacionais entre clubes.

História[editar | editar código-fonte]

Fotbal-1875.JPG

O Futebol começou a tornar-se conhecido em Portugal nas últimas décadas do século XIX, trazido por jovens britânicos residentes em Portugal que estudavam em Inglaterra, assim como por estudantes portugueses que de lá regressavam.

O primeiro sítio onde se jogou futebol em Portugal foi no Largo da Achada, na freguesia da Camacha, Ilha da Madeira, no ano de 1875. O desporto foi introduzido por Harry Hinton, jovem britânico que estudava em Londres, mas que residia na Ilha da Madeira, cujo pai tinha uma quinta naquela freguesia, onde costumavam passar os Verões. O jogo foi jogado com uma bola trazida de Inglaterra, depois de explicadas as regras. Testemunhos orais confirmam a rápida e crescente popularidade do desporto, que em breve se alastrou a toda a freguesia, e brevemente ao resto da ilha. Um pequeno monumento foi erguido para comemorar este feito no Largo da Achada.[1]

Em Portugal Continental a primeira pessoa responsável pela sua aplicação terá sido Guilherme Pinto Basto (de acordo com algumas pessoas, [os seus irmãos Eduardo e Frederico], terá trazido a primeira bola de Inglaterra). Foi ele que teve a iniciativa de organizar uma exposição do novo jogo, que teve lugar em Outubro de 1888, e foi também ele que organizou o primeiro jogo em Janeiro do ano seguinte. A partida teve lugar onde é hoje a Praça de Touros do Campo Pequeno, opondo a equipa de Portugal à da Inglaterra. A portuguesa venceu o jogo 2-1. Consequentemente, o futebol começou atrair a atenção da alta sociedade.

Mais tarde começou a ser praticado em academias e levou à fundação de clubes em todo o país. Até o final do século, associações como Club Lisbonense, Grupo Sportivo de Carcavelos, Braço de Prata, Real Ginásio Clube Português, Estrela Futebol Clube, Académico Futebol, Campo de Ourique, Porto Cricket, e Sport Clube Vianense foram fundadas para praticar este desporto ou secções criadas para competir.

A primeira partida, entre Lisboa e Porto, realizou-se em 1894, e foi assistida pelo rei D. Carlos.

O Clube Internacional de Foot-Ball (fundado em 1902) foi a primeira equipa portuguesa a jogar no estrangeiro derrotando, em 1907, o Madrid Football Club na capital espanhola.

Seleção Nacional[editar | editar código-fonte]

A Seleção Portuguesa de Futebol tem actualmente uma presença constante nos lugares de topo do Ranking Mundial da FIFA. No Euro 2000 atingiu as meias-finais, no Euro 2004 atingiu a final, no Mundial de 2006 ficou em 4º lugar e no Euro 2012 atingiu as meias-finais. Existem ainda várias outras selecções nacionais para além da principal.

Jogadores Notáveis[editar | editar código-fonte]

Cristiano Ronaldo

Pelo Futebol Português passaram muitas das maiores estrelas do Futebol, que já ganharam muitos títulos internacionais, incluindo a Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões da UEFA, a Taça Europeia dos Clubes Vencedores de Taças/Taça UEFA dos Clubes Vencedores de Taças, a Taça UEFA/Liga Europa da UEFA, a Taça Intertoto da UEFA, a Supertaça Europeia/Supertaça da UEFA, a Taça Intercontinental/Taça Toyota e o Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA. Jogadores como Eusébio, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, entre outros, contribuíram e contribuem muito para o desenvolvimento do Futebol Português e da Selecção Nacional.

Estádios Portugueses[editar | editar código-fonte]

Estádio Nacional

Em Portugal existem inúmeros estádios sendo os principais o Estádio da Luz (SL Benfica - 65,000 lugares), que já acolheu a final da Liga dos Campeões em 2014, o Estádio José Alvalade (Sporting CP - 50,000 lugares), que já acolheu a final da Taça UEFA em 2005, e o Estádio do Dragão (FC Porto - 52,000 lugares). Estes estádios são Estádios 5 Estrelas segundo a UEFA, fazendo parte do lote dos melhores da Europa.

A final da Taça de Portugal realiza-se sempre no Estádio Nacional do Jamor, que também já acolheu a final da Taça dos Campeões Europeus em 1967, entre o Celtic e o Inter de Milão e que é o Estádio Oficial da Seleção Portuguesa de Futebol.

A final da Taça da Liga realizou-se pela última vez no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, na qual o SL Benfica venceu o Rio Ave por 2-0.

A Supertaça Cândido de Oliveira já se realizou em vários estádios, tendo a sua última edição em sido realizada no Estádio Municipal de Aveiro, na qual o Porto ganhou ao Vitória de Guimarães por 3-0.

Eusébio da Silva Ferreira, antigo jogador do Sport Lisboa e Benfica.

Competições[editar | editar código-fonte]

Clubes[editar | editar código-fonte]

Claques[editar | editar código-fonte]

Postscript-viewer-blue.svgVer também a categoria: Claques de futebol de Portugal

Ver também[editar | editar código-fonte]

Futebol no Algarve

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.