Gaura lindheimeri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaGaura lindheimeri
Gaura lindheimeri 'Whirling Butterflies'

Gaura lindheimeri 'Whirling Butterflies'
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Onagraceae
Género: Gaura

Gaura lindheimeri (nome dado em alemão a esta planta: Vela-da-pradaria ou Vela-esplendor) é uma espécie de Gaura autóctone do sul de Louisiana e Texas.[1] [2] O epíteto específico desta planta veio em homenagem a Ferdinand Lindheimer (1801- 1879), um botânico americano de origem alemã, que entre 1830 a 1840 colectou um grande número de espécies de flores do Texas, em nome de Asa Gray (1810- 1888), um botânico e professor na Universidade de Harvard.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma planta herbácea perene que cresce a uma altura entre 50-150 cm, com um caule densamente ramificado que se desenvolve de um rizoma subterrâneo. As folhas são finamente pilosas, lanceoladas, 1–9 cm de comprimento e 1–13 mm de largura, com uma margem dentada grosseira. As flores florescem entre a Primavera até a primeira geada de Outono, produzindo uma inflorescência racemosa com 10–80 cm de comprimento; são de cor-de-rosa ou brancas, com 2–3 cm de diâmetro, com quatro pétalas de 10–15 mm de comprimento e e oito estames longos e finos.[3] [4]

Cultivo e uso[editar | editar código-fonte]

Gaura lindheimeri é amplamente cultivada como planta ornamental. Com o tempo foram seleccionadas em várias cores, desde do branco puro (por ex. 'Whirling Butterflies') ao rosa escuro (por ex. 'Cherry Brandy', 'Siskiyou Pink'); em algumas, as pétalas são brancas de madrugada mas ao entardecer se tornam em cor-de-rosa. São usadas nos canteiros dos jardins ou em potes para acentuar a cor e textura delicada. Esta cresce melhor em pleno sol e pode sobreviver por longos períodos de seca.

Referências

  1. Germplasm Resources Information Network: Gaura lindheimeri
  2. USDA Plants Profile: Gaura lindheimeri
  3. Munz, P. A. (1938). Studies in Onagraceae XI. A Revision of the Genus Gaura. Bull. Torrey Bot. Club 65: 105-122, 211-228.
  4. Huxley, A., ed. (1992). New RHS Dictionary of Gardening. Macmillan ISBN 0-333-47494-5.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Gaura lindheimeri

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.