Asa Gray

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Asa Gray
Botânica
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Nascimento 18 de Novembro de 1810
Local Sauquoit
Morte 30 de janeiro de 1888 (77 anos)
Atividade
Campo(s) Botânica
Influência(s) Charles Darwin
Asa Gray.

Asa Gray (18 de novembro de 1810, Sauquoit30 de janeiro de 1888, Cambridge, Massachusetts) foi um botânico norte-americano, discípulo de John Torrey e colaborador de Charles Darwin.

Foi autor de muitos livros que difundiram a botânica. Escreveu Flora da América do Norte (2 volumes,1838-43) com John Torrey e foi um líder entusiástico na descoberta e classificação de novas espécies. Não vislumbrando nenhum conflito entre a evolução e sua visão do projeto divino da natureza, apoiou as teorias de Darwin num momento em que elas eram condenadas por muitos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gray nasceu em Paris ( Nova Iorque) em 1810, obtendo seu doutorado em medicina em 1831. Entretanto, deixou a medicina pela botânica e, em 1842, assumiu o cargo de professor na Universidade de Harvard, posto que ocupou até 1873. Doou sua coleção de livros e espécimes de plantas a esta Universidade, onde criou o departamento de botânica e o "Gray Herbarium", nomeado em sua homenagem.

Foi aluno de John Torrey, que colaborou na elaboração do trabalho Flora of North America, o primeiro de muitos trabalhos de Gray.

Manteve correspondência com Charles Darwin, com o objetivo de fornecer informações para o desenvolvimento da teoria de Darwin para o livro A Origem das Espécies. Foi um entusiasta patrocinador de Darwin nos Estados Unidos da América, e reuniram juntos vários de seus escritos para produzir a obra Darwiniana, um livro muito influente em seu tempo.

Gray foi o responsável pela unificação do conhecimento taxonômico das plantas norte-americanas.

Dos muitos trabalhos de Gray sobre botânica, o mais conhecido é o Manual of the Botany of the Northern United States, from New England to Wisconsin and South to Ohio and Pennsylvania Inclusive. Este trabalho, conhecido como manual de Gray, teve um grande número de edições e, ainda, é referência neste campo.

O "Asa Gray Award" é o maior prêmio da "Sociedade Americana dos Taxonomistas de Plantas". Este galardão foi criado em 1984 para homenagear botânicos vivos com grandes serviços prestados durante as suas carreiras. autora: Thais Bretas da escola Milton Campos turma 1002.

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • "Flora of North America" John Torrey e Asa Gray.
  • "Manual of the Botany of the Northern United States, from New England to Wisconsin and South to Ohio and Pennsylvania Inclusive "
  • "Notices of European Herbaria, Particularly Those Most Interesting to the North American Botanist" . American Journal of Science, 40, 1841. (Reimpresso por Asa Gray, editado por C. S. Sargent. Boston: Houghton Mifflin, 1889.)

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Asa Gray. Dictionary of American Biography. American Council of Learned Societies, 1928-1936.
  • Asa Gray. Encyclopedia of World Biography, 2ª ed. 17 Vols. Gale Research, 1998.
  • Asa Gray. Plant Sciences. 4 vols. Macmillan Reference Estados Unidos, 2001.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Asa Gray



Ícone de esboço Este artigo sobre um botânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.