Charles Kettering

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Charles Franklin Kettering
Nascimento 29 de agosto de 1876
Loudonville
Morte 24 de novembro de 1958 (82 anos)
Dayton (Ohio)
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Prêmios Medalha Franklin (1936), Medalha ASME (1940), Medalha John Fritz (1944), Medalha Edison IEEE (1958), National Inventors Hall of Fame (1980)

Charles Franklin Kettering (Loudonville, 29 de agosto de 1876Dayton (Ohio), 24 de novembro de 1958 (ou dia 25)) foi um inventor [1] e filósofo social estadunidense.

Nascido em uma comunidade fazendeira no meio-oeste, Kettering estudou engenharia na Universidade Estadual de Ohio. Em 1909, Kettering criou a Companhia de Laboratórios de Engenharia Dayton, ou Delco, com o co-fundador Edward A. Deeds. Ele desenvolveu o gerador Delco – que era uma fonte crucial de eletricidade para milhares de fazendas.

Algumas inovações são tão insípidas que quase parecem banais – e mesmo assim podem melhorar a vida de milhões de pessoas. Por exemplo, sem o desenvolvimento de Charles Kettering em 1911, talvez ainda se estivesse correndo para frente do carro para ligar o motor à mão.

A ignição elétrica de Kettering foi primeiramente instalada em um Cadillac, em 17 de fevereiro de 1911. Até então, os motoristas – ou um assistente com braços fortes – tinham que ligar o motor girando uma manivela. Esta foi apenas uma de suas invenções engenhosas.

Kettering patenteou mais de 140 inovações, incluindo acabamentos de laca para carros, combustível de chumbo, e a primeira máquina registradora operada eletricamente.

Referências

  1. Scharchburg, Richard P.. Charles F. Kettering : Doing the right thing at the right time. Kettering.edu. Página visitada em 2008-05-13. "His book of patents contains more than 300 separate applications"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Albert Einstein e John Ambrose Fleming
Medalha Franklin
1936
com Frank Baldwin Jewett
Sucedido por
Peter Debye e Robert Andrews Millikan


Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Charles Kettering
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.