Robert Adler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Robert Adler
Física
Nacionalidade Áustria Austríaco
Nascimento 4 de dezembro de 1913
Local Viena
Morte 15 de fevereiro de 2007 (93 anos)
Local Boise
Atividade
Campo(s) Física
Alma mater Universidade de Viena
Conhecido(a) por Controle remoto
Prêmio(s) Medalha Edison IEEE (1980), National Inventors Hall of Fame (2008)

Robert Adler (Viena, 4 de dezembro de 1913Boise, 15 de fevereiro de 2007) foi um físico austríaco naturalizado norte-americano, inventor do controle remoto.

Adler formou-se em Física pela Universidade de Viena em 1937. Depois de emigrar para os Estados Unidos, começou a trabalhar na "Zenith Electronics" em 1941, no departamento de investigação. Durante os 60 anos da sua carreira, Adler registou 180 patentes de dispositivos eletrónicos. Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou em osciladores de alta-frequência e em filtros electromecânicos em rádios da navegação aérea. Adler é conhecido pelo seu trabalho em tecnologia de ondas de superícies acústicas, usadas nos televisores a cores e nos ecrãs digitais.

A invenção pela qual Adler ficou mais conhecido é o controlo remoto para televisores. Eugene Polley criou em 1955 o "flashmatic", um dispositivo de controle remoto rudimentar. Porém, havia um problema: qualquer luz parecida que batesse nos sensores da televisão mudava o canal ou desligava o aparelho. Assim, um ano depois, Adler sugeriu a solução: usar sons de alta frequência (ultrassom) para substituir os disparos de luz[1] .

Em 1963, Adler foi promovido à posição de Vice-Presidente e Director da Zenith. Ficou como conselheiro técnico da Zenith até 1997. Em 1980, foi premiado com a "Medalha Edison" do IEEE. Em 1997, Adler e Eugene Polley foram premiados com um Emmy pela "Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas". A última aplicação de uma patente sua, foi formalmente entregue no dia 1 de Fevereiro de 2007, pelo seu trabalho em tecnologia de ecrãs digitais.

Desportista e esquiador até aos 89 anos, viveu seus últimos anos ativos em Chicago. Faleceu aos 93 anos, devido uma parada cardíaca. Deixou a viúva, Ingrid.

Referências

  1. super.abril.com.br/ 8 inventores (que você não conhece) que mudaram a sua vida