Howard Aiken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Howard Aiken
Dados gerais
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 8 de Março de 1900
Local Hoboken (Nova Jérsei)
Morte 14 de março de 1973 (73 anos)
Local St. Louis (Missouri)
Orientador(es) Emory Leon Chaffee
Prêmio(s) Medalha Edison IEEE (1970)

Howard Hathaway Aiken (Nova Jérsei, 8 de Março de 1900St. Louis, 14 de Março de 1973) foi um pioneiro da computação, sendo o engenheiro principal no desenvolvimento do computador Harvard Mark I da IBM.[1]

Howard estudou na Universidade de Wisconsin-Madison, e posteriormente obteve grau de doutor em Física pela Universidade de Harvard em 1939. Nessa época, ele descobriu equações diferencias as quais ele conseguia resolver somente numericamente. Ele projetou um dispositivo eletro-mecânico de computação que pudesse automatizar seu trabalho. O computador foi originalmente chamado 'Automatic Sequence Controlled Calculator' (ASCC), e posteriormente renomeado para Harvard Mark I. Com a ajuda de Grace Hopper e o patrocínio da IBM, a máquina foi completada em 1944. Em 1947, Aiken completou seu trabalho no computador Harvard Mark II. Ele continuou o trabalho em versões posteriores do computador, como o Mark III e o Harvard Mark IV. A terceira versão usava alguns componentes eletrônicos, enquanto a quarta era totalmente eletrônica.

Em 1964, Aiken recebeu o prêmio Harry H. Goode Memorial Award, e em 1970, a Medalha Edison IEEE por "uma carreira de méritos pelas contribuições pioneiras para o desenvolvimento e aplicação de computadores digitais de larga escala, e importantes contribuições para a educação na área de computação digital".

Referências

  1. Howard H. Aiken Biography (em inglês). Visitado em 20 de setembro de 2010.


Precedido por
Hendrik Wade Bode
Medalha Edison IEEE
1970
Sucedido por
John Wistar Simpson


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.