Gedun Gyatso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
2Dalai.jpg

Gedun Gyatso foi o 2º Dalai Lama do Tibete. Viveu entre 1475 e 1542.

O segundo Dalai Lama, Gedun Gyatso nasceu em 1475 em Tanag Sekme, próximo a Shigatse na região Tsang do Tibet central, filho de Kunga Gyatso e Machik Kunga Pemo, uma família de camponeses.

Seu pai era um conhecido praticante de tantra da linhagem Nyingmapa. Conta-se que quando Gedun Gyatso começou a falar, ele disse a seus pais que o seu nome era Pema Dorje, o nome de nascimento do primeiro Dalai Lama, e que gostaria de viver no monastério em Tashi Lhunpo. Quando foi concebido, seu pai teve um sonho no qual alguém vestido de branco apareceu e lhe disse para chamar seu filho de Gedun Drupa e também que o seu filho seria uma pessoa com a capacidade de relembrar suas vidas passadas. Entretanto, seu pai lhe deu o nome de Sangye Phel.

Recebeu sua educação primária de seu pai e com onze anos foi reconhecido como a reencarnação de Gedun Drupa, o primeiro Dalai Lama e foi entronizado no monastério em Tashi Lhunpo. Em 1486, fez seus votos de noviço com Panchen Lungrig Gyatso e seus votos de Gelong (ordenação completa) com Choje Chokyi Gyaltsen, que lhe deu o nome de Gedun Gyatso. Estudou nos monastérios em Tashi Lhunpo e Drepung.

Em 1517, Gedun Gyatso se tornou abade do monastério de Drepung e no ano seguinte, reviveu o Grande Festival de Orações, Monlam Chenmo, e presidiu os eventos com monges vindos de Sera, Drepung e Gaden, as três grandes universidades monásticas da linhagem Gelugpa. Em 1525, tornou-se o abade do monastério de Sera. Morreu com sessenta e sete anos, em 1542.


Precedido por
Gedun Drub
Dalai Lama
1475 - 1542
Sucedido por
Sonam Gyatso
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gedun Gyatso