Gel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Gel de cabelo.

Gel (do latim gelu - congelante, frio, gelo, ou gelatus - congelado, imóvel) é um sólido aparentemente, de material gelatinoso formado de uma dispersão coloidal, em que o meio disperso apresenta-se no estado sólido. e o meio dispersante no estado líquido. Pelo peso, géis (no português, as formas plurais géis e geles são ambas aceitas) são, em sua maioria, líquidos com comportamento de sólidos. Um exemplo disso é a gelatina. Os géis são dispersões semi-sólidas que se liquefazem ao contato com a pele, deixando uma camada delgada não-gordurosa e não oclusiva. São obtidos por misturas de materiais naturais ou sintéticos na água ou mistura de solventes, em um processo chamado geleificação.

É comum as pessoas mais jovens utilizarem esse material para enrijecer os cabelos, assim como é da natureza de empresas de ergonomia o uso do gel para amaciar os produtos.

Uma forma fácil de criar um gel é fazendo uma solução em 10ml de água de 3g de Acetato de Cálcio e em seguida disolver em 75ml de álcool Etílico. Criar-se-á imediatamente um gel! Este é um gel muito semelhante ao gel usado em algumas velas recentes. Se quiser poderá colocar o gel num prato e acende-lo com um fosforo, o efeito é muito curioso e prolongado, podendo a chama perdurar por mais de 15 minutos. Este gel é também utilizado como acendalha para lareiras.

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.