Gene Rouan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ruão de castanha, ou aubère
Um New Forest ruão preto, anteriormente conhecido como “cinza de ferro”.

O gene Rouan é, no campo da hipologia e da biologia molecular, um gene da pelagem do cavalo, levando a uma presença estável de pelos brancos, mais ou menos numerosos. Ao contrário dos cavalos cinzentos, os cavalos com expressão do gene ruão não mudam de cor a longo prazo durante a sua vida, mas apenas durante as variações sazonais. Eles são bastante raros. Roan coats são encontrados principalmente em raças resistentes.

Todas as pelagens equinas podem ser afetadas pelo gene ruão, mas as pelagens ruão existem mais comumente em combinação com baía (roan), castanha ( aubère ) e, mais raramente, preta ( ruão preto, anteriormente chamado de "cinza de ferro").[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo vem do espanhol roano, por sua vez relacionado com o gótico rauda, do gótico podridão, "vermelho".[2]

Terminologia[editar | editar código-fonte]

Na França, “rouan” é o nome do gene, enquanto o fenótipo é chamado de “misto” ou “granité”.[3]

Classificação[editar | editar código-fonte]

Na França, antes da nova classificação de pelagem, cavalos com uma mistura de pelo branco sobre pelagem baia eram chamados ruões, aqueles com mistura de pelagem branca sobre pelagem castanha eram chamados de aubères, e raros casos de cavalos pretos ruãos eram geralmente classificados como cinza ferro. Desde 1999, a classificação das pelagens mudou na França para se tornar mais próxima da realidade genética.[4]

Referências

  1. Cotton, Julie (28 de janeiro de 2020). «Equine Coat Color Genetics». Veterinary Genetics Laboratory (em inglês). Consultado em 20 de abril de 2023 
  2. Corominas, J.; Pascual, J. A. (1981). «roano». Diccionario crítico etimológico castellano e hispánico. [S.l.]: Gredos s.v. .
  3. «genetique-des-robes.». www.haras-nationaux.fr. Consultado em 20 de abril de 2023 
  4. Haras nationaux. «Démarche de la momenclature des robes» (PDF). http://www.haras-nationaux.fr/. Consultado em 18 de novembro de 2009 .

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) "Introduction à la génétique des robes sur Veterinary Genetics Laboratory, School of Veterinary Medicine, Université de Californie, Davis. Site web consulté le 12 janvier 2009 de O primeiro parâmetro é necessário, mas foi fornecido incorretamente! de {{{3}}}.
Ícone de esboço Este artigo sobre cavalos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.