George Eyser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
George Eyser
Informações pessoais
Nome completo George L. Eyser
Modalidade ginástica artística masculina
Representante Estados Unidos
Nascimento 31 de agosto de 1871 (141)
Kiel, Schleswig-Holstein
Nacionalidade Alemanha alemã
Falecimento desc.
Nível sênior
Clube Concordia Turnverein

George Eyser, (Kiel, 31 de agosto de 1871 - desc.) foi um ginasta alemão que competiu em provas de ginástica artística pelos Estados Unidos.

Nascido na Alemanha, imigrou para os Estads Unidos ainda adolescente, recebeu a cidadania em 1894 e morou nas cidade de Denver e Colorado antes de se radicar em St. Louis. Lá, começou a trabalhar para uma empresa de construção e ingressou no ginásio norte-americano Concordia Turnverein para disputar os Jogos de St Louis. Contudo, subiu ao pódio apenas individualmente. No salto sobre o cavalo, empatado com Anton Heida, barras paralelas e escalada, saiu-se vencedor; já nos exercícios combinados 4 e no cavalo com alças, foi o vice-campeão; por fim, na barra fixa, conquistou a medalha de bronze.[1] [2]

É a única pessoa no mundo a subir ao pódio olímpico mesmo tendo uma perna de pau,[3] após perder a perna esquerda ao ser atropelado por um trem no final do século XIX.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. George Eyser (em inglês). Sports Reference. Página visitada em 31 de maio de 2010.
  2. Grandes momentos olímpicos - 28° - Com perna de pau, ginasta consegue seis medalhas
  3. Campeões que superaram barreiras pela glória olímpica: George Eyser. Br.esportes.yahoo.com. Página visitada em 17 de abril de 2012.
  4. Olimpíada já teve até ginasta campeão com uma perna de madeira. Esportes.r7.com. Página visitada em 17 de abril de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Gymnastics (artistic) pictogram.svg Esta biografia é um esboço devido a carência de informações disponíveis. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o, de acordo com as informações que conseguir encontrar.