Georgiana Cholmondeley, Marquesa de Cholmondeley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Georgiana
Georgiana Cholmondeley, Marquesa de Cholmondeley
Retrato de 1805 da então condessa de Cholmondeley com o filho mais novo, William, por John Hoppner, em exibição em Houghton Hall.
Marquesa de Cholmondeley
Reinado 22 de novembro de 181510 de abril de 1827
Antecessor(a) Novo Título
Sucessor(a) Susan Caroline Somerset
Condessa de Cholmondeley
Reinado 25 de abril de 179122 de novembro de 1815
 
Nascimento 7 de agosto de 1764
Morte 23 de junho de 1838 (73 anos)
  Carlton House Terrace, Londres, Inglaterra, Reino da Grã-Bretanha
Sepultado em Cemitério da Igreja St Oswald, Malpas, Cheshire, Inglaterra, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Cônjuge George Cholmondeley, 1.° Marquês de Cholmondeley
Descendência Charlotte Georgiana Cholmondeley
George Cholmondeley, 2.° Marquês de Cholmondeley
William Cholmondeley, 3.° Marquês de Cholmondeley
Casa Bertie
Cholmondeley (por casamento)
Pai Peregrine Bertie, 3.º Duque de Ancaster e Kesteven
Mãe Mary Panton

Georgiana Charlotte Cholmondeley (nascida Georgiana Charlotte Bertie; (7 de agosto de 1764Carlton House Terrace, 23 de junho de 1838)[1] foi uma aristocrata britânica. Ela foi marquesa de Cholmondeley pelo seu casamento com George Cholmondeley, 1.° Marquês de Cholmondeley.

Família[editar | editar código-fonte]

Georgiana Charlotte foi a filha mais nova de Peregrine Bertie, 3.º Duque de Ancaster e Kesteven e de Mary Panton, de quem foi a segunda esposa.

Os seus avós paternos eram Peregrine Bertie, 2.º Duque de Ancaster e Kesteven e Jane Brownlow. Os seus avós maternos eram Thomas Panton de Newmarket e Priscilla. Através da bisavó paterna, Mary Wynn, mãe do 2.º duque, ela era descendente da Casa de Aberffraw do Reino de Venedócia.

Os seus irmãos eram: Mary Catherine, Peregrine Thomas, Marquês de Lindsey, Robert Bertie, 4º Duque de Ancaster e Kesteven, e Priscilla Bertie, 21.ª Baronesa Willoughby de Eresby, esposa de Peter Burrell, 1.° Barão Gwydyr.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Georgiana, aos 26 anos, se casou o então conde de Cholmondeley, George, de 41 anos, em 25 de abril de 1791, em Berkeley Square, em Londres. George era filho de George Cholmondeley, Visconde Malpas e de Hester Edwardes. Ele já tinha uma filha ilegítima, chamada Harriet Cholmondeley, filha de sua amante, conhecida como a Madame de Saint Albin.

A residência da família era o Castelo de Cholmondeley, em Cheshire,[2] o qual foi reconstruído de 1801 a 1804 de acordo com o design do conde. O casal teve três filhos, dois homens e uma mulher.

Além de Harriet, também vivia no castelo Georgiana Augusta Frederica Seymour, filha de Grace Elliott, uma antiga amante de seu marido. Seymour provavelmente era filha de Jorge, Príncipe de Gales, o futuro rei Jorge IV.[2] [3]

Quando o irmão da condessa de Cholmondeley, Robert, morreu de febre escarlate em 8 de julho de 1779, sem esposa e descendentes, o ducado passou para o tio deles. Porém, o baronato de Willoughby de Eresby assim como a posição de Lord Great Chamberlain entrou em pendência entre Priscilla e Georgiana. Contudo, em 18 de março de 1780, a pendência foi encerrada a favor de Priscilla, por ser a irmã mais velha. Georgiana deteve, contudo, o título de Joint Hereditary Lord Great Chamberlain da Inglaterra, a partir de 25 de maio de 1781.[1][4]

De 1795 a 1802, a condessa foi Senhora da Câmara (Lady of the Bedchamber) de Carolina de Brunsvique, então a princesa de Gales.

Em 22 de novembro de 1815, com a ascensão do marido, ela se tornou a nova marquesa de Cholmondeley.

George, que era quase quinze anos mais velho do que a esposa, morreu em 10 de abril de 1827, aos 77 anos. A marquesa viúva não se casou novamente, e faleceu em 23 de junho de 1838, aos 73 anos, em Carlton House, na cidade de Londres. Ela foi enterrada no cemitério da Igreja St Oswald, em Malpas, no condado de Cheshire, mesmo local de enterro do marido. [5]

Descendência[editar | editar código-fonte]

  • Charlotte Georgiana Cholmondeley (m. 24 de junho de 1828), esposa do tenente coronel Hugh Henry Seymour, com quem teve um filho.
  • George Cholmondeley, 2.° Marquês de Cholmondeley (16 de janeiro de 1792 – 8 de maio de 1870), sucessor do pai. Foi primeiro casado com Caroline Campbell. Após sua morte, se casou com Susan Caroline Somerset. Não teve descendência.
  • William Cholmondeley, 3.° Marquês de Cholmondeley (31 de março de 1800 – 16 de dezembro de 1884), sucessor do irmão. Foi casado com Marcia Emma Georgiana Arbuthnot, com quem teve quatro filhos.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Lady Georgiana Charlotte Bertie». The Peerage 
  2. a b Burney, Sarah Harriet (1997). The letters of Sarah Harriet Burney. [S.l.]: University of Georgia Press. p. 76. 549 páginas 
  3. «Georgina Frederica Augusta Elliott». The Peerage 
  4. Evans, Edward (1836). Catalogue of a collection of engraved Portraits ... on sale ... by E. Evans. (Vol. 2. Catalogue of engraved British Portraits, etc.). [S.l.: s.n.] p. 90 
  5. «Georgiana Charlotte Bertie Cholmondeley». Find a Grave