Gervão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGervão
Gervão

Gervão
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Verbenaceae
Género: Stachytarpheta
Espécie: S. cayennensis
Nome binomial
Stachytarpheta cayennensis
LC. Rich. Vahl
Sinónimos
  • Verbena cayennensis. (LC. Rich). Stachytarpheta australis. (Mold). Stachytarpheta polyura. (Schauer).

Gervão, gervão-roxo, gervão-azul, chá-do-brasil ou verônica são os nomes utilizados no Brasil para denominar esta planta que tem como nome científico de Stachytarpheta cayennensis, (LC. Rich.) Vahl. Nativa do Brasil, esta planta é encontrada em quase todos os Estados. Seu porte é herbáceo e pode atingir até 0,80 m de altura. Em certa fase de seu ciclo e dependendo do local em que nasce seu caule e ramos se tornam arroxeados. As inflorescências desenvolvem-se em forma de espiga com flores violeta, lilás ou azuis. Em 1929 já constava como medicinal na farmacopeia brasileira.

Uso[editar | editar código-fonte]

Na medicina popular é utilizado nos problemas gastrointestinais, principalmente nas doenças do fígado. Também como tônica, febrífuga e diurética. Princípios ativos: óleo essencial, taninos, flavonoides, saponinas e alcaloides. Todas as partes da planta são usadas, inclusive a raiz.

Na cultura afro brasileira, principalmente nas casas Jejê-Nagô o gervão é denominado de Ewé ìgbolé entrando nos rituais de folha sagrada, no preparo do abô e consagrado ao orixá Obaluaye. Na África foi identificada por Verger nos cultos Yorubás e descrita de ìrù eku e pasalókê "receita para tratar corpo contraído" (1995:724,107). Alguns seguidores do Candomblé e da Umbanda ainda associam o gervão aos orixás Nanã e Xangô.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Verger, Pierre, Ewé, o uso de plantas na sociedade yoruba, Odebrecht and Companhia das Letras, 1995.

Revista Ervas Medicinais ano I nº2.

  • José Flávio Pessoa de Barros – Eduardo Napoleão - Ewé Òrìsà - Uso Litúrgico e terapêutico dos Vegetais nas casas de candomblé Jêje-Nagô, Editora Bertrand Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.