Getter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um getter (termo oriundo de apanhador, capturador ou ainda absorvente em língua inglesa) é um depósito de material reativo que é deliberadamente colocado dentro do sistema de vácuo, com o propósito de completar e manter o vácuo. Quando as moléculas colidem com o material do gett, combinam-se com ele quimicamente ou por absorção. Então o getter remove pequenas quantidades de gás do espaço evacuado.

O getter é também um revestimento aplicado à superfície dentro da câmara evacuada.

É um componente usado na tecnologia de vácuo para evitar a persistência de gases residuais no estado livre, onde é necessário manter um estado de vácuo, e são especialmente importantes em sistemas selados, como os tubos de raios catódicos de televisores, tubos de vácuo, painéis com isolamento a vácuo e diversos outros equipamentos eletrônicos, como o microscópio eletrônico.[1]

Pequenas quantidades de gás dentro de um tubo de vácuo se ionizam, causando condução indesejada levando a avarias graves. Pequenas quantidades de gás dentro de um painel com isolamento a vácuo pode comprometer grandemente o seu valor de isolamento. Getters em ambos os casos ajudam a manter o vácuo.

Normalmente, estes pequenos recipientes cheios com anéis de metal que oxida muito rapidamente, na maioria dos casos bário, mas dependendo da aplicação e do gás a ser extraído, pode-se usar diversos metais, como o titânio.[2]

Um vácuo é criado por conectar um recipiente fechado à uma bomba de vácuo. Após obter-se um vácuo, o recipiente pode ser selado, ou a a bomba de vácuo pode ser deixada funcionando. Pequenas quantidades de gás permanecem no recipiente após o bombeamento, e as superfícies internas do recipiente podem lentamente liberar gases adsorvidos por um longo tempo. Embora não pese quase nada e não tem partes móveis, um getter é em si uma bomba de vácuo.

O material em um getter, obviamente, não pode reagir de forma permanente com gases inertes, embora alguns getters os adsorverão de forma reversível. Além disso, o hidrogênio é geralmente tratado por adsorção em vez de reação.

Getters instantâneos (flashed)[editar | editar código-fonte]

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Getter. Ajude e colabore com a tradução.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Alexandre Mello de Paula Silva; Tecnologia de vácuo para microscopia eletrônica; CBPF
  2. G. A. S. Martínez, G. Silva, C. A. R. P. Baptista; Uma rota alternativa para a obtenção de fio de Ta comercialmente puro; 17º CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.