Giacomo Carissimi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Giacomo Carissimi

Giacomo Carissimi (1605 - 1674) foi um compositor italiano. Desde os vinte e três anos até sua morte, Carissimi foi maestro di cappella em Sant'Appolinare, igreja do Cellegio Germanico jesuíta em Roma, renomado pela tradição musical. Com estilo simples mas eficiente consolidou a forma do oratório latino, usando a música como uma espécie de sermão para ilustrar vividamente um aspecto religioso. É famoso, também, por ter praticamente inventado a cantata, cujo texto em geral lida com o amo não-correspondido. Sabe-se que Carissimi era um prolífico autor de motetos e cantatas, embora muitas de suas composições tenham sido destruídas ou se perderam.

Ícone de esboço Este artigo sobre um compositor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.