Gianfranco Pappalardo Fiumara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gianfranco Pappalardo Fiumara
Informação geral
Nome completo Gianfranco Pappalardo Fiumara
Nascimento 2 de julho de 1978 (45 anos)
Local de nascimento Catania
Itália
Nacionalidade italiano
Gênero(s) Clássico
Instrumento(s) Piano
Afiliação(ões) Rosalyn Tureck

Gianfranco Pappalardo Fiumara (Catania, 2 de julho de 1978) é um pianista italiano especializado em performance barroca sob a influência de Rosalyn Tureck.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Treinado no Conservatório de Milão, Gianfranco Pappalardo Fiumara foi solista no Carnegie Hall, em Nova York, em 2006 e em 2011, na Sala Giuseppe Verdi em Milão, do Teatro Vincenzo Bellini em Catania, e Palazzo del Quirinale em Roma.

Tocou programas dedicados ao solo de Bach na Capela do Bon Pastor, na Catedral de Notre-Dame em Montreal, na sala de Glenn Gould em Toronto, Chipre e em várias partes do mundo, e com orquestras como a Orquestra Sinfônica da Sicília, a Orquestra do Teatro Bellini de Catania e Orquestra Filarmônica du Nouveau Monde, em Montreal, a Orquestra Filarmônica Opera Bourgas e a Orquestra de Câmara de Ascoli Piceno,no México, com a Orquestra do Governo do Estado do México, em Roma a Palazzo del Quirinale RAI.

Foi diretor artístico da Oficina de Música Internacional da Universidade de Catania. Lecionou no Conservatório de Milão e Cagliari e atualmente é professor no Conservatório de Palermo.

Ele é autor de publicações históricas sobre W. A. Mozart e suas relações com os maçons e da teoria da educação musical em particular.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Preço Piano Concurso Internacional de Piano em Neglia Enna (1999);
  • Preço Ibla Prémio Concurso Internacional de Piano Grand, Ragusa (2002);
  • Medalha de honra para a arte do Presidente da República Italiana 2012;

Ligações externas[editar | editar código-fonte]