Gidderbaha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gidderbaha
Estado
 - Distrito(s)
Punjab (Índia)
 - Muktsar
Área  km²
Fuso horário IST (UTC+5:30)
População (2001)
 - Densidade
36,593
 - /km²

Gidderbaha é uma cidade no distrito de Muktsar, no estado indiano de Punjab.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Segundo o censo de 2001, Gidderbaha tinha uma população de 36,593 habitantes. Os indivíduos do sexo masculino constituem 53% da população e os do sexo feminino 47%. Gidderbaha tem uma taxa de literacia de 63%, superior à média nacional de 59.5%: a literacia no sexo masculino é de 68% e no sexo feminino é de 56%. Em Gidderbaha, 12% da população está abaixo dos 6 anos de idade.

História[editar | editar código-fonte]

Origem e história antiga

Giddarbaha era originalmente conhecida como "Pippli", após a Pipal árvore, e começou como uma pequena aldeia. Segundo a lenda, quando Guru Gobind Singh visitou o local, ele conheceu as mulheres da aldeia que está sendo perturbado pelas Giddars quando foi buscar água no poço. Quando o Guru foi dito que todos na aldeia era casado, com exceção do Giddar, arranjou para o casamento do giddar. Desde então, a vila era conhecida pelos moradores como Giddar Viah.

Giddar Viah aumentou em importância como um mercado agrícola para as áreas locais, e cresceu para se tornar uma cidade.

Durante o Raj britânico

Quando o britânico chegou à cidade, que adotou o nome de Giddarbaha como uma pronúncia errada. Em 1909 Giddarbaha foi reconstruída como uma cidade murada, com seis portas, e foi bem ligado com outras cidades e Ramma .

O novo nome de "Giddarbaha cidade" foi esculpida em pedras colocadas nas portas, e uma igreja foi construída na estrada Sangat (perto de Doula ). Goushalla e Durga Mandir foram os primeiros templos construídos na nova cidade.

Em 1917, o governo britânico estabeleceu a Bathinda - Karachi linha ferroviária, o transporte de mercadorias a partir desta parte da Índia para Karachi. Giddarbaha estação ferroviária foi criada na linha em 1918.

Hoje

Giddarbaha pode ser chamado de uma das cidades mais politicamente sensíveis em Punjab , em face das eleições estaduais a serem realizadas em 2012.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Giddarbaha está localizado na zona sudoeste de Punjab. O distrito de Faridkot está ao seu norte, Firozepur para o Ocidente e Bathinda para o Oriente.

Clima[editar | editar código-fonte]

Há uma variação sazonal de temperatura larga na área Giddarbaha, com temperaturas de verão atingindo 48-50 ° C e as temperaturas de inverno até 1-2 ° C. O western Himalaia , no norte e no deserto de Thar , no sul e sudoeste principalmente determinar as condições climáticas. O sudoeste da monção traz a época das chuvas durante o verão (julho a setembro), com cerca de 70% de precipitação anual da região durante esses meses.

Economia[editar | editar código-fonte]

Giddarbaha é um dos maiores produtores de tabaco na Índia, com a fábrica Snuff Foto sendo o seu melhor produtor conhecido.

A cidade também age como um mercado agrícola servindo cidades e vilas vizinhas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.giddarbaha.com/

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.