Glaciar Baltoro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Glaciar Baltoro
Glaciar Baltoro
Glaciar Baltoro
Localização Baltistão, Paquistão
Área 754 km2
Comprimento 57 km
Glaciar Baltoro está localizado em: Paquistão
Glaciar Baltoro
Localização do glaciar no Paquistão

O Glaciar Baltoro é um glaciar do Paquistão, na cordilheira Caracórum. Está rodeado por alguns dos picos mais altos da Terra: K2 (8611 m), Gasherbrum I (8080 m), Broad Peak (8047 m), Gasherbrum II (8035 m), Gasherbrum III (7946 m), Gasherbrum IV (7932 m), Masherbrum (7821 m), Chogolisa (7665 m), Torre Muztagh (7.273 m) e Snow Dome (7160 m).

Com 57 km de comprimento, é um dos glaciares mais longos do mundo fora das regiões polares.[1] Está situado no Baltistão, dentro dos Territórios do Norte do Paquistão, e estende-se por parte da cordilheira Caracórum. A subcordilheira Baltoro Muztagh está a norte e este do glaciar, enquanto as Montanhas Masherbrum estão a sul. Com 8611 m de altitude, o K2 é a montanha mais alta da região. Num raio de 20 km encontram-se outras três montanhas com mais de oito mil metros de altitude.

O glaciar fornece de água o rio Shigar, que desagua no rio Indo. Por sua vez, no Baltoro desembocam vários glaciares: o glaciar Godwin-Austen, que flui desde o lado sul do K2; o Abruzos e vários glaciares do Gasherbrum, provenientes do grupo de picos do Gasherbrum; o glaciar de Vigne, que vem do Chogolisa; e o glaciar de Yermandendu, que começa na zona do Masherbrum. A confluência do Baltoro com o glaciar Godwin-Austen é conhecida como Concordia; este lugar é onde está o acampamento base para subidas ao K2, sendo também destino popular para caminhada.

A parte final do glaciar é muito larga e a sua parte central é um extenso campo de neve. Pequenos glaciares vão desembocando, criando cascatas de gelo no ponto de união. As paredes laterais têm notáveis vertentes, chegando a ser precipícios. O glaciar esculpiu à sua passagem estrias nas rochas, e o gelo em movimento formou depressões que se foram convertendo em numerosos lagos glaciais. Pode-se aceder ao glaciar pela cidade balti de Skardu.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O Glaciar Fedchenko, na cordilheira Pamir, no Tajiquistão, tem 77 km de comprimento; o Glaciar Siachen, a sudeste do Baltoro, tem 70 km, e o Glaciar Biafo, a noroeste do Baltoro, tem 63 km de comprimento. O comprimento preciso é bastante fácil de determinar com os modernos mapas e imagens de satélite, mesmo para determinar o retrocesso ocorrido nos últimos anos. As medições vêm de imagens recentes, complementadas com mapas topográficos russos à escala 1:200.000, e com mapas de Jerzy Wala, Esboços de mapas orográficos: Caracórum: Folhas 1 e 2, Fundação suíça para a investigação alpina, Zurich, 1990.