Gomes Gonçalves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gomes Gonçalves
Gomes Gonçalves
Nascimento 1067
  Fresno de Cantespino, Segóvia
Nome completo  
Gomes Gonçalves, conde de Candespina
Cônjuge Urraca Munhoz
Descendência Ver descendência
Pai Sancha Sanches
Mãe Gonçalo Salvadores

Gomes Gonçalves (em castelhano: Gómez González; c.1067[1]Fresno de Cantespino, 26 de outubro de 1110) conhecido como o Conde de Candespina por ter morrido naquela batalha, foi um castelhano membro da mais alta nobreza.

Antepassados[editar | editar código-fonte]

Foi filho do conde Gonçalo Salvadores, tenente em La Bureba e de sua segunda esposa a condesa Sancha Sanches.[2][3] Seus avós paternos foram Salvador Gonçalves e sua esposa Muniadona e os avós maternos, Sancho Macerátiz,[4] tenente em Montes de Oca, provavelmente da casa real de Pamplona, e sua mulher Andregoto.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi nomeado alferes do rei Afonso VI de Leão em 1092, cargo que ocupou até 1098[2] o 1099[1] e governou várias tenências em datas diferentes a partir do ano 1087: O Bureba, Viesgo, Astúrias, Mena, Pancorbo, Cerezo de Río Tirón, Peralada e Poza de la Sal e em 1075 figura pela primeira vez com a dignidade condal.[5] Com a morte de Afonso VI de Leão e Castela em 1109 e antes do casamento com Afonso I de Aragão, o conde Gomes tinha sido um dos candidatos para casar com a rainha Urraca I de Leão e Castela. Esta união foi apoiada pela nobreza castelhana embora o rei Alfonso VI, e em seu leito de morte ordenou que Urraca herdasse o tronou e se concordou suo compromisso com o rei de Aragão.

Sua última aparição na documentação foi em 15 de outubro de 1110[6] e poucos dias depois morreu lutando na Batalha de Candespina defendendo os interesses da rainha Urraca e em contra seu marido o rei de Aragão.

Matrimonio e descendência[editar | editar código-fonte]

Casou com Urraca Munhoz, filha de Munio Gonçalves e de Maior Rodrigues, e irmã do conde Rodrigo Munhoz. Urraca, depois de enviuvar, casou com o conde Bertrando de Risnel.[7] Os filhos deste casamento foram:

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]