Grande Polônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Grande Polônia (português brasileiro) ou Grande Polónia (português europeu) (em polaco Wielkopolska, alemão Großpolen, latim Polonia Maior) é uma região histórica do centro-oeste da Polónia.

Nome da região[editar | editar código-fonte]

A Grande Polónia foi o coração do antigo Estado medieval polonês, é freqüentemente designada como "o berço da Polónia". O nome de Grande Polónia foi primeiro mencionado na forma latina, Polonia Maior, em 1257 e em polonês, Wielkej Polszcze, em 1449. O nome da região pode ter se formado como referência à velha Polónia, em oposição à nova Polónia, Pequena Polónia (polaco: Małopolska; latim: Polonia Minor), uma região no sudeste da Polónia com sua capital em Cracóvia, ao invés de toda a Polónia como um estado e país.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Grande Polónia compreende muito da área banhada pelo rio Varta e os seus afluentes, incluindo o rio Noteć. Existem duas regiões geográficas principais. No Norte, a região dos lagos, repleta de lagos pós-glaciais e colinas. No Sul, uma região de planícies.

Administrativamente, a área histórica está dividida entre as voivodias da Grande Polónia e partes das da Lubúsquia, Cujávia-Pomerânia e Łódź.