Groo, o Errante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Groo, o Errante é um Barbaro criado,e desenhado por Sergio Aragonés com diálogos e roteiro de Mark Evanier. O título cômico recebe o nome do personagem principal, que tem como características mais marcantes a habilidade lendária com as espadas, a ausência total de raciocínio lógico, a notória e merecida fama de azarão em navios e um apetite sem fim por queijo derretido. Fez sua estréia no título "A Morte de Groo", onde foram apresentadas as personagens Bardo - que não oficialmente narra as aventuras - e Sábio - considerado por Groo um verdadeiro pai e detentor das respostas de todos os problemas -, constantes em suas desventuras e, criando um contexto para as suas aventuras posteriores.

Seu grande bordão "Groo faz o que Groo faz melhor!" é uma referência satírica direta as excepcionais habilidades de combate de Wolverine dos X-Men. Sem contar com a frase: "Terei errado?" - Quando até ele sente que fez algo errado. A peleja - termo comum em suas histórias - é a única coisa capaz de fazer Groo deixar para trás um monte de queijo derretido, mas não sem antes levar um bom bocado consigo. Sua maestria em combate foi posta a prova algumas vezes, na mais memorável participou sozinho de combate contra um exército inteiro, acuado sobre uma pilha de inimigos caídos, enquanto os demais suplicavam para que ele parasse de lutar pois já era noite e estavam todos cansados.

Sua ingenuidade autêntica aliada a uma burrice infinita sempre acaba por gerar situações inesperadas e hilariantes. Seus inimigos mais espertos tentam explorar seus talentos com as espadas mas de uma forma ou outra são surpreendidos por um ato de estupidez calamitosa, que acaba por levar por terra todos os planos.

O personagem é uma sátira inspirada em Conan, criação máxima do escritor Robert E. Howard. Seu criador soube dosar com maestria a inserção de novas personagens e a reutilização das já existentes, garantindo assim uma maior profundidade em enredos mais verossímeis e divertidos, ambientados em um clima de vale-tudo capa e espada medieval com dragões, bruxos, samurais, cavaleiros, piratas e diversos monarcas absolutos e irascíveis.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.