Guilherme Geirinhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guilherme Geirinhas
Guilherme Geirinhas no NOS Alive 2017.
Guilherme Geirinhas no NOS Alive 2017.
Nome de nascimento Guilherme Guerra Abrantes Geirinhas
Nascido(a) em 10 de fevereiro de 1990 (34 anos)
Portugal Portugal, Lisboa.
Especialidade Humorista
Anos em atividade 2015 - presente
Gênero Comédia
Trabalhos de
destaque
Bom Partido, ADN de Leão,Vai Correr Tudo Bem,[Modo Voo]]
Site https://vaicorrertudobem.com/

Guilherme Guerra Abrantes Geirinhas (Lisboa, 10 de Fevereiro de 1990[1]) é um humorista e realizador português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Guilherme Geirinhas completou o ensino básico e secundário no Externato Marista de Lisboa.

Mais tarde, ingressou na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, no curso de Medicina, mas acabou por desistir.

Mudou-se para a Nova School of Business and Economics, onde concluiu a licenciatura em Economia e o mestrado em Gestão.

Estudou ainda Escrita de Comédia, disciplina inserida na pós-graduação de Artes da Escrita da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.[carece de fontes?]

Humor[editar | editar código-fonte]

Séries

Em Dezembro de 2023 lançou a sua primeira série de ficção enquanto autor e realizador, Vai Correr Tudo Bem, uma comédia trágica com contornos semi-biográficos.

Poucos meses depois, em Março de 2024, lançou o Bom Partido, uma mini-série de seis episódios onde conversou com os candidatos às eleições legislativas num formato informal e descontraído.

Começou no humor em 2013, juntamente com Carlos Coutinho Vilhena, Manuel Cardoso e Pedro Teixeira Mota, quando criou o projeto de sketch-comedy Bumerangue[2], mais tarde exibido na SIC Radical.

Em 2020 criou ainda a rubrica Coisas Chatas com Humor, um conceito que junta humor com literacia, onde simplifica temas como a habitação, a política ou a emigração.

Espetáculos

Em 2018 lançou o seu primeiro espetáculo de stand-up comedy a solo, o Modo Voo[3], que percorreu o país numa tour de que passou por cidades como Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Guimarães, Aveiro, Leiria, Viseu, Évora ou Faro.

No dia 1 de Julho de 2023, na celebração do aniversário do Sporting Clube de Portual, levou o podcast ADN de Leão do YouTube para o Coliseu de Lisboa, num espetáculo único em que apresentou o ADN de Leão ao vivo.

Podcasts

Desde 2021 que apresenta o ADN de Leão, o podcast oficial do Sporting Clube de Portugal.

Crónicas

Entre 2019 e 2020, assinou uma crónica semanal na Revista Sábado. Em 2021, escreveu sobre cinema, séries e cultura pop no Acho Que Vais Gostar Disto.

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Antes do humor, entre 2014 e 2016, trabalhou como criativo publicitário na agência BAR Lisboa, mais tarde fundida com o grupo Ogilvy.

Durante esse período, venceu por três vezes a medalha de ouro na competição de Filme dos Young Lions Portugal[4], que o levou a representar Portugal pelo mesmo número de vezes no Festival de Cannes.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]