Gulpilhares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Gulpilhares  
—  Freguesia  —
Gulpilhares está localizado em: Portugal Continental
Gulpilhares
Localização de Gulpilhares em Portugal
41° 04' 43" N 8° 39' 08" O
País  Portugal
Concelho VNG1.png Vila Nova de Gaia
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 6,14 km²
População (2011)
 - Total 11 341
    • Densidade 1 847,1/km2 
Código postal 4405
Orago Nossa Senhora do Ó
Sítio http://www.gulpilhares.ciberjunta.com

Gulpilhares é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 6,14 km² de área e 11 341 habitantes (2011). Densidade: 1 847,1 hab/km². Praias populares: Miramar, Francelos, Senhor da Pedra

História[editar | editar código-fonte]

Gulpilhares tem cerca de 10 mil habitantes e ocupa uma área de 6,14 quilómetros quadrados. A zona de praia (Francelos) é uma das atracções da localidade, que se orgulha do seu património religioso. E esse facto justifica-se com monumentos como a Capela do Senhor da Pedra, que traz à freguesia gentes de várias cidades vizinhas e do concelho, transformando-a num local de culto e peregrinação, durante o ano.

Em Gulpilhares situa-se também a Aldeia SOS, instituição que acolhe crianças desprotegidas, integrando-as numa família com uma mãe. Existem apenas três Aldeias SOS em Portugal, o que por si só representa a grandeza do papel desta freguesia na área social. Já no campo da Cultura, destaca-se o Rancho Folclórico de Gulpilhares, uma instituição de grande prestígio nacional e internacional, que mantém viva uma tradição. Santa Maria de Gulpilhares, pelas suas condições naturais, qualidade do solo e proximidade do mar, sempre foi uma localidade procurada para viver. Hoje ainda assim é… Daí que existe uma população heterogénea. A freguesia localiza-se a Sul do concelho de Gaia e a sete quilómetros da sede do mesmo. Faz fronteira com Vilar do Paraíso e Valadares (a Norte), com Canelas (Leste), Arcozelo e Serzedo (Sul) e a Oeste o Atlântico. Um grande marco também é o Centro Social de Gulpilhares, que é composto pelo infantário Pim Pam Pum, muito conhecido na zona, lar da terceira idade e ajuda aos mais necessitados da freguesia, através do Banco Português contra a fome. Existe também um serviço administrativo da junta do qual se cobra de um valor de €3,50,sem passar talão.

Lugares[editar | editar código-fonte]

Gulpilhares é constituído pelos lugares da Agra, Agrela, Aldeia, Além, Altos Céus, Ameixoeira, Arraial, Areias, Aveias, Azenha, Balastreira, Barras, Barreira, Brigadeiro, Calão, Caminho Novo, Cancela da Lavoura, Canceleiros, Canho (Rio), Canto da Raposa, Capela, Carreira Velha, Carreira dos Loureiros, Casais, Cavada, Chamorra, Chão da Fonte, Chão de Maniços, Costeira da Manaíta, Coteiro da Vela, Covas do Barro, Crastos, Cruzes, Desembargador, Devesa, Eiras Velhas, Espadanido, Espinhoso, Fojo, Fontainhas, Fontão ou Trás das Sebes, Francelos, Galega, Giestas, Gondorim, Guimbres, Gulpilhares, Gulpilharinhos, Junqueira. Loureiros, Marco ou Vargas, Marinha, Marujo, Miramar, Monte, Moutadas, Outeiro, Paço, Pala, Pardieiros, Passal, Pedra, Pedrinhas, Pereirinho, Picoto, Poça da Ladra, Portela, Presa, Regato, Ribeirinhas, Rio das Carreiras, Rio do Forno, Rio Velho, Saibreira, Sorte, Soval, Tapada da Pedreira, Telha, Tornadouro, Tranqueira, Vela e Venda.

Património[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Freguesias, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.