HŠK Posušje

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Posušje
Nome HŠK Posušje
Fundação 1950
Estádio Estádio Mokri Dolac, Posušje
Capacidade 8 000
Presidente Dario Sesar
Treinador(a) Denis Ćorić
Material (d)esportivo Jako
Competição Primeira Liga - FBiH (segunda divisão bósnia)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Hrvatski Športski Klub Posušje é um clube de futebol de Posušje, Bósnia e Herzegovina. Foi fundado em 1950 e, de 1994 a 2009, competiu na Premijer Liga. O clube venceu o Campeonato Herceg-Bósnia duas vezes. Atualmente, o time disputa a Primeira Liga - FBiH, equivalente a segunda divisão bósnia. O Posušje manda seus jogos em casas no Estádio Mokri Dolac, que tem capacidade para 8.000 espectadores.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 1950 com o nome de NK Zidar. Por algum tempo foi chamado de NK Mladost. Após a abertura de uma mina de bauxita no município de Posušje, tornou-se patrocinador do clube e o clube desde 1963 se chamou NK Boksit, nome que manteve até a dissolução da Iugoslávia.

Estádio Mokri Dolac, casa do time.

Com a nova organização do futebol na Bósnia e Herzegovina, o clube muda seu nome para NK Posušje e compete na classificação mais alta da competição Herceg-Bósnia. Na primeira temporada de 1993/94, apenas a parte da primavera foi jogada, enquanto todas as temporadas subsequentes foram jogadas integralmente. O clube não tinha um estádio doméstico durante a guerra, porque servia como base de helicópteros militares, então jogava em casa nos estádios de cidades próximas. No final da guerra, os critérios foram apertados, de modo que o clube disputou jogos em casa nos estádios de Imotski e Grude, enquanto o heliporto foi realocado e o estádio Mokri Dolac foi totalmente reformado. Em 1998, o campo foi reformado e foi construída a arquibancada norte e, um pouco depois, uma grande arquibancada sul e um campo auxiliar. Na temporada 1998/99 o clube conquistou pela primeira vez o Campeonato Herceg-Bósnia. Na temporada de 1999/00, o Posušje vence o Campeonato da Herceg-Bósnia novamente e, assim, celebra o 50º aniversário de sua existência e colocação na recém-criada Premijer Liga que é formada pela unificação da Federação Bósnia de Futebol da Bósnia e Herzegovina e da Federação Croata de Futebol de Herceg-Bosna. O clube sempre lutou pela liderança do campeonato, mas sempre faltou um pouco para ir às competições europeias. Algumas temporadas da Premijer Liga depois, a luta foi reduzida à sobrevivência no campeonato. Após a temporada 2008/09 o clube é rebaixado para a Primeira Liga - FBiH, e depois de algumas rodadas na temporada 2009/10. desiste do resto da competição devido à má situação financeira.

Em 20 de agosto de 2010, a assembleia do clube se reuniu e decidiu que o clube iria começar a competir na Liga Inter-condado HBŽ e ZHŽ sob o novo nome HŠK Posušje. Com o rebaixamento da Premijer Liga, o clube foi reorganizado, a gestão foi alterada e a abordagem completa do clube foi alterada. A equipe é composta por jogadores nacionais e mais atenção está voltada para o trabalho com os jovens. Após longas temporadas em ligas mais inferiores, o Posušje volta a Primeira Liga - FBiH na temporada 20/21 após ser campeão da temporada 19/20 da Segunda Liga - FBiH (sul).

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Segunda Liga - FBiH (2): 2017/18 (sul), 2019/20 (sul)
  • Primeira Liga da Herzeg-Bósnia (2): 1998–99, 1999–2000

Referências

  1. «HŠK POSUŠJE». NSFBiH (em bósnio) 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.