NK TOŠK Tešanj

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TOŠK Tešanj
Nome NK TOŠK Tešanj
Alcunhas "Atomci"
Fundação 1927
Estádio Estádio Luke, Tešanj
Capacidade 7 000
Treinador(a) Arnes Handžić
Competição Primeira Liga - FBiH (segunda divisão bósnia)
Website tosk.ba
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Nogometni klub TOŠK Tešanj, conhecido como TOŠK Tešanj ou apenas TOŠK, é uma associação profissional de futebol com sede na cidade de Tešanj, situada na Bósnia e Herzegovina.

O TOŠK recebe seus jogos em casa no Estádio Luke, que tem capacidade para 7.000 lugares. O clube joga atualmente na Primeira Liga - Federação da Bósnia e Herzegovina. [1]

História[editar | editar código-fonte]

Após a fundação do clube em 1927, TOŠK disputou apenas amistosos. A primeira partida oficial foi com Proleter de Teslić apenas em agosto de 1930. TOŠK venceu por 2-1. Depois dessa partida, os gendarmes proibiram o clube de jogar futebol porque pensaram que era uma "equipe da classe trabalhadora".

No entanto, depois de algum tempo, TOŠK foi novamente aprovado pelas autoridades da época para jogar futebol, e o maior crédito por isso foi para os fundadores do TOŠK: Halilovic Asim, Aširaga e Mujaga Mujčić, Ahmet Školjić, Aljo Šehagić e Hakija Srkalović. Desde o início das suas atividades, a TOŠK cultivou o puro amadorismo e não se desviou dele. Os jogadores compravam chuteiras, lavavam equipamentos esportivos, carregavam alimentos e caminhavam 20 ou mais quilômetros para jogar no horário programado. Algum tempo depois, eles começaram a viajaram de carro, caminhão e trem de quarta classe. Depois da fundação do TOŠK, e depois da fundação das categorias de base, o clube tornou-se cada vez mais atraente para os jovens, mas também para todos aqueles que queriam ver os seus jogadores de futebol preferidos.

Então, a cor e o emblema do clube começaram a ser pensados. Os jogos amigáveis ​​começaram com clubes vizinhos: jogaram em Teslić contra o Desta e Hrabro, depois Union" e Ozren, de Doboj, Đerzelez de Sarajevo, Plemena de Travnik e outros. Assim, o objetivo inicial do clube era a massa, ou seja, reunir, sobretudo, jovens trabalhadores e atuar junto aos jovens. No entanto, aos poucos foi prestando mais atenção à qualidade do jogo, o que certamente deu um grande contributo para o primeiro treinador, Aljo Šehagić. O TOŠK é um clube onde jogaram e trabalharam dois heróis nacionais: Nisim Albahari, que foi jogador, e Husein Huso Hodžić, que trabalhou na gestão do clube e deu grande significado político aos eventos desportivos. E como era no início, Tešnjak Nisim Albahari disse: “Aos catorze anos, estudante do terceiro ano do Gymnasium, com os meus colegas e amigos um pouco mais velhos, participei no início da organização de um clube de futebol em Tešanj. Os atores principais foram: Aljo Šehagić, Pero Marković, Smail Širbegović, Huso Dolamić, Ashiraga e Mujaga Mujčić, Ahmet Školjić, Hakija Srkalović e outros”.

A primeira equipe titular, do TOŠK, era composta pelos seguintes jogadores: Aljo Šehagić, Mustafa Bešlagić, Rašid, Muhamed Đonlagić, Huso Dolamić, Rašid Deljkić, Esad Jusufović, Perica Marković, Smail Širbegović e Hasan Brkić.

A Segunda Guerra Mundial logo se deu início. Muitos estádios ficaram silenciosos, incluindo o estádio do TOŠK. No entanto, cidadãos proeminentes da época e participantes bem conhecidos da Guerra de Libertação Nacional propuseram que o NK TOŠK fosse renomeado. Concluiu-se que o novo nome seria Udarnik. E assim o Udarnik de Tešanj começou a competir na região de Doboj e além. Ele não apresentou resultados significativos na época, mas espalhou conhecimentos e cultivou relações muito boas com cidades vizinhas, como Teslić, Doboj, Maglaj, Žepče, Gračanica, Zavidovići, Modriča, Derventa, Bosanski Šamac, Lukavac, Prnjavor, Kotor Varo. A pobreza e a miséria, assim como o terreno muito ruim, foram os companheiras de TOŠK por quase três décadas.

No início de 1950, a TOŠK reunia em suas fileiras um grande número de jovens e talentosos jogadores de futebol, que, mais tarde, quase duas décadas, formaram a espinha dorsal. O ano de 1959 foi inscrito como o pior ano da sua história. Em 24 de maio de 1959, uma partida significativa foi disputada em Tešanj, e TOŠK e Zvijezda Gradačac se encontraram. A partida foi assistida por mais de 3.000 espectadores. O jogo foi tenso, e o árbitro Đuro Vukelić, de Doboj, paralisou o jogo com um sorriso e apitou quando devia e quando não devia. Após o árbitro ter provocado os jogadores e o público, o jogo foi interrompido aos 45 minutos com o placar de 1-1, e então os espectadores correram para dentro do gramado, onde uma briga sem precedentes começou. Após este caso, a Comissão Disciplinar se reuniu e impôs uma suspensão de dois anos no mando de campo do TOŠK, enquanto vários jogadores foram detidos e condenados a seis meses a dois anos de prisão. Depois disso, vários jogadores do TOŠK se juntaram ao NK Borac de Jelah, e então o TOŠK se concentrou em rejuvenescer significativamente a equipe e considerar seriamente a construção de um novo campo.

As maiores conquistas durante o período de competição na antiga Iugoslávia foram o quarto lugar em 1972 na Terceira Divisão Iugoslava e as oitavas de final da Copa da Iugoslávia. Os maiores nomes do NK TOŠK de Tešanj são: Rašid Deljkić, Smail Smailbegović, Salko Hadžiselimović, e o técnico Sedžad Šeremet, que foi o primeiro treinador a levar o TOŠK à Segunda Liga da Iugoslávia.

Depois da guerra, o maior sucesso da história do clube, foi entrar na Premijer Liga, graças ao presidente do clube, Amir Galijašević, e ao treinador Sakib Zejnilović. Depois disso, TOŠK competiu por muitos anos na Primeira Liga - FBiH e, em seguida, na Segunda Liga - FBiH (Centro). Na temporada 2005/06, a equipe liderada pelo presidente do clube Haris Sejdić regressou à Primeira Liga - FBiH.[2]

Na temporada 2018/19, chegou as semifinais da Copa Bósnia de Futebol, onde perdeu nas semifinais para o Široki Brijeg.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Segunda Liga - FBiH (2): 2005/06 (centro), 2016/17 (centro)

Referências

  1. «NK TOSK». NSFBiH (em bósnio) 
  2. «NK TOŠK». Sportski Savez Tesanj (em bósnio) 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.