Guerra de libertação nacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As guerras de libertação nacional, também referidas como guerras de independência, correspondem à luta armada em prol da descolonização de um povo ou nação. São caracterizadas pela busca da autodeterminação, mediante o fim da dominação de uma força política e militar estrangeira, geralmente apresentada na forma colonial ou de invasão, seguida de ocupação militar direta do território. No caso da ocupação militar, também é chamada de "guerra de resistência".

Áreas coloniais em 1945.

Existem vários casos de lutas de libertação nacional, algumas das quais são difíceis de se distinguir dos movimentos meramente separatistas. A principal diferença está no fato de que os movimentos de libertação nacional aparecem em áreas onde há claramente uma identidade nacional separada daquela do país que colonizou a região, ou seja, pressupõe a existência de alguma identidade nacional formada anteriormente ou durante o processo de ocupação colonial. No caso do separatismo, normalmente o movimento pela secessão aparece em uma região ou província de um país quando este já é um Estado independente.

Dentre os casos de luta de libertação nacional mais importantes do século XX, destacam-se os processos de descolonização ou independência das antigas colônias europeias na África e Ásia. A longa luta de libertação nacional do povo vietnamita é tida como um caso exemplar de guerra de libertação nacional, em que o povo do país lutou contra os colonizadores franceses; depois, contra os invasores japoneses, seguidos de novos contingentes franceses e, por fim, dos invasores norte-americanos.

Dentre os casos de luta de libertação nacional envolvendo forças de resistência contra invasores que foram derrotados e não chegaram a colonizar realmente o país ocupado, destacam-se a luta da resistência francesa e da resistência soviética contra as forças invasoras da Alemanha, e a resistência chinesa contra as forças de invasão do Japão, ambas durante a II Guerra Mundial.

Atualmente existem territórios em que são travadas lutas de libertação nacional, com amplo reconhecimento internacional incluindo a existência de países que reconheceram a independência destes Estados, embora a força ocupante ainda não tenha aceito a independência:

Também existem países militarmente ocupados, onde são travadas guerras de libertação nacional pelos movimentos de resistência, geralmente envolvendo táticas de guerrilha, como no caso do Iraque.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]