Haçane Senussi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hasan as-Senussi)
 Nota: Para outros significados, veja Haçane.
Haçane Senussi
Haçane Senussi
Nascimento 1928
  Bengazi
Morte 28 de abril de 1992
  Cidade de Westminster
Cônjuge Sheikha Fawzia bint Tahir

Saíde Haçane Arrida Mádi Senussi (1928 - 28 de abril de 1992) foi o príncipe herdeiro do Reino da Líbia a partir de 26 de outubro de 1956 a 1 de setembro de 1969, quando a monarquia foi abolida.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Haçane (centro), a esquerda o primeiro-ministro Abdul Majid Kubar e a direita Bakeer Taher, governador da Tripolitânia.

Haçane nasceu em 1928, foi o quinto filho de Maomé Arrida Senussi (1890-1955, irmão do emir da Cirenaica, Idris I) e sua décima esposa Imbaraika al-Fallatiyya. Ele foi educado em Cufra e na Universidade de Alazar no Cairo, Egito.

Em 24 de dezembro de 1951, a Líbia tornou-se independente. Após a morte de seu pai, ele foi nomeado príncipe herdeiro pelo seu tio Rei Idris I em 26 de outubro de 1956.

Revolução de 1969[editar | editar código-fonte]

Os acontecimentos de setembro de 1969, revelaram-se fundamentais tanto para o príncipe herdeiro Haçane como para a Líbia. Como príncipe herdeiro, Haçane era o primeiro na linha sucessoria ao trono líbio, o rei Idris adoentado apresentou um documento assinado em 4 de Agosto de 1969, ao Presidente do Senado da Líbia, onde constava que Idris iria abdicar em favor do príncipe herdeiro, o instrumento de abdicação foi especificado em 2 de setembro, data em que o rei se comprometia formalmente a renunciar. Na verdade, o príncipe já estava exercendo os poderes soberanos em nome do rei, antes 2 de setembro.

No entanto, em 1 de setembro, enquanto Idris estava fora do país em tratamento médico, um grupo de oficiais do exército líbio, entre eles o coronel Muamar Gadafi, rebelaram-se e anunciaram que o Rei Idris fora deposto. Desde que o rei Idris I não foi capaz de completar o mandato do seu reinado, como previsto por seu instrumento de abdicação, Haçane na verdade nunca se tornou rei. Seu legado, no entanto, foi no papel do príncipe, exercido entre 1956 e 1969, no final da qual ele foi o de facto governante da Líbia. Como príncipe herdeiro, ele repetidamente realizou viagens oficiais ao estrangeiro, nomeadamente para negociar a compra nos Estados Unidos de aviões para a Força Aérea Líbia durante administração do presidente John F. Kennedy.

Prisão e morte[editar | editar código-fonte]

Após a revolução, Haçane foi mantido sob prisão domiciliar na Líbia, julgado pelo Tribunal Popular líbio foi condenado a três anos de prisão em novembro de 1971.

Em 1984, o príncipe herdeiro e sua família foram expulsos de sua casa, que foi incendiada, e forçado a mover-se em cabines em uma das praias públicas de Trípoli. Foi nessas cabines que o príncipe herdeiro sofreu um derrame em 1986. Em 1988, o príncipe herdeiro foi autorizado pelo coronel Gadafi a viajar para tratamento médico em Londres, onde morreu em 1992.[1] O príncipe herdeiro foi enterrado ao lado de seu tio Rei Idris em Medina, Arábia Saudita.

Antes de sua morte, em 1992, nomeou o seu segundo filho, Muhammad as-Senussi (nascido em 1962), para sucedê-lo como chefe da Casa Real da Líbia.

Referências

  1. Gaddafi and the Libyan Crown Prince, Libyan Constitutional Union .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]