Hemerocallis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaHemerocallis
Hemerocallis fulva

Hemerocallis fulva
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Hemerocallidaceae
Género: Hemerocallis
L.
Espécies
ver texto
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies

Hemerocallis L. é um pequeno gênero botânico de plantas com flores pertencentes a família Hemerocallidaceae. O nome Hemeroccallis tem sua raiz no grego, significando dia e beleza, ou seja, beleza de um dia, fato que se refere à duração de apenas um dia de suas flores. Também são conhecidas como lírio-de-um-dia. Apesar do nome, não são lírios verdadeiros (Lilium, Liliaceae). As flores da maioria das espécies desabrocham pela manhã e murcham pela noite, sendo estas substituídas por uma ou mais na mesma inflorescência no dia seguinte. Algumas espécies florescem pela noite.

São originárias da Eurásia, nativas da Europa, China, Coreia e Japão. Suas grandes e vistosas flores com grande variedade de formas e flores a fazem plantas muito populares. Existem cerca de 60 milhares de cultivares registrados.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Plantas herbáceas, perenes, com rizoma. O escapo floral termina em uma inflorescência (2-5 flores) grandes e vistosas, actinomorfas, hermafroditas. Perigônio em dois verticilos, infundiliformes, tépalas unidas. Possui seis estames, em um dos verticilos, filamentos curtos, antera oblonga, deiscência longitudinal. Ovário súpero, tricarpelar, trilocular, lóculos pluriovulados, estame filiforme grande, estigma pequeno e ligeiramente engrossado. O fruto é uma cápsula trivalvar com ângulos arredondados.

Uso culinário[editar | editar código-fonte]

Agulhas douradas secas

As flores de algumas espécies são comestíveis e são vendidas frescas ou secas em mercados da Ásia. São conhecidas como agulhas douradas'‘. São usadas em sopas. Folhas jovens e verdes e tubérculos também são comestíveis. Essas plantas também possuem uso medicinal.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Hemerocallis minor Frutos secos
Hemerocallis thunbergii

Classificação do gênero[editar | editar código-fonte]

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Hexandria, ordem Monogynia Species plantarum (1753)

Galeria de Imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.